Falar e não praticar!

Semanalmente os vizinhos do mosteiro, vinham assistir as palestras que eram proferidas, sobre ensinamentos de Jesus. Numa destas ocasiões em que o monge Liu-Pei seria o orador, ele se aproxima do sábio Kwan-Kun e pergunta:

– Mestre, qual seria um bom tema para eu falar hoje? Ao que o sábio responde:

– Não importa muito sobre o que vais falar. Importante mesmo é o orador saber que, o que ele está falando, seja praticado por ele em primeiro lugar. Não é conveniente falar aos outros, aquilo que em primeiro lugar não se pratica. Falar e não praticar são palavras vazias e sem nexo. Falar e não praticar são palavras jogadas ao vento, que se perderão nos primeiros rodamoinho. Sempre que você for escolher um tema para falar aos outros, veja se isto está sendo praticado em primeiro lugar por você. Todas as vezes que estamos falando algo, do qual não estamos conscientes de tal situação, estaremos passando aos ouvintes não algo consistente, mas um grande vazio. Falar é bom, mas praticar é muito melhor.