A experiência política de Luiz Carlos “Mixirica” em Cabo Verde

Luiz Carlos Ribeiro, o popular “Mixirica”, ocupa o quarto mandato como vereador na cidade de Cabo Verde. Empresário e político, tem a experiência para atuar como líder do prefeito na Câmara neste atual mandato.

 

O início na vida política se deu no ano 2000, aos 29 anos de idade. Na época, trabalhando como técnico em agropecuária, frequentava diariamente o meio rural e observava os anseios os produtores e moradores. A necessidade maior era a conservação das estradas rurais. Considerando a possibilidade de atuar em defesa deste setor no município, conseguiu êxito na eleição para vereador, conquistando 380 votos. Na eleição seguinte, foi reeleito com 370 votos. Na sequência, ficou por quatro anos longe da política, sem ocupar cargos públicos ou eletivos. No retorno, foi candidato a vice-prefeito, junto com Claudinho Palma. A dupla não conseguiu a vitória, perdendo por apenas 54 votos. Retornou ao Legislativo no pleito eleitoral seguinte, tendo sido eleito com 313 votos. Por fim, foi reeleito para o atual mandato com 323 votos.

 

Mixirica ressalta que a eleição para vereador é muito difícil. Até mesmo em comparação com a disputa pelo Executivo. Isto porque a concorrência acaba acontecendo com os próprios amigos e familiares. Basta lembrar que no atual mandato sua prima Maísa foi a mais votada (é a atual presidente da Câmara). Ele lembra ensinamentos do amigo e ex-vereador Roque Antônio Dias (seis mandatos como vereador) no sentido de que é prefeito “renovar 30% do eleitorado em toda a eleição”. Isto porque 70% permanece, mas 30% migra para outro candidato a vereador.

 

Além disso, a liderança destacou o sofrimento da família. No meio político, algumas situações são observadas como atitudes de adversários. Mas a família acaba observando como uma verdadeira agressão. Ao mesmo tempo, Mixirica valorizou o outro lado da atuação política. Isto porque já participou de tantas votações importantes no Legislativo de Cabo Verde. Assim, considera difícil citar apenas uma ação de destaque nos seus quatro mandatos como vereador. “Visamos sempre o bem para ajudar o próximo”, disse.

 

EXPERIÊNCIA DO PREFEITO CLAUDINHO

O vereador destacou a grande experiência do atual prefeito Cláudio Antônio Palma, o “Claudinho”. Além dos mandatos anteriores à frente do Executivo de Cabo Verde, também atuou na assessoria do deputado federal Carlos Melles e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Nos últimos dezesseis anos, participou da política estadual e nacional, conhecendo a realidade (problemas e soluções) de centenas de município. “Ele trás muita bagagem. Na verdade, o Claudinho tem muitas portas abertas em Belo Horizonte. Ele sabe os ‘caminhos’ e corredores da Assembleia e administração do Executivo”, falou.

 

UMA GRANDE PERDA

Mixirica mantinha estreita amizade com o jovem Padre Henrique Neverston, que contava com grande reconhecimento regional e faleceu precocemente. O religioso era natural do Distrito de Guardinha, município de São Sebastião do Paraíso, mas conviveu em Juruaia durante o período como seminarista. Depois, construiu uma trajetória religiosa e social na cidade de Cabo Verde. Era uma pessoa “cheia de vida” e envolvida nas causas sociais. Atuava como coordenador de Pastoral da Diocese, promovendo área missionária na região.

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

 

Nas fotos, Mixirica ocupando a Tribuna do Legislativo de Cabo Verde, com o locutor Amauri Júnior na Rádio Conexão FM de Juruaia, com a esposa e filhos, além do grande amigo Padre Henrique Neverston.