ADRIANO LANGE: Governo da inovação e habitação como uma das prioridades em Cabo Verde

Uma autêntica liderança social e política em Cabo Verde. Adriano Lange Dias foi vereador por quatro mandatos e conta com um grande prestígio regional. Tem habilidade para o diálogo, bom trânsito entre as forças políticas, clareza nos posicionamentos e lealdade com os companheiros e eleitorado. O seu futuro político é certo e muito promissor.

 

QUATRO MANDATOS NA VEREANÇA

A carreira política teve início em 1999, quando se filiou ao PPS (hoje Cidadania) através do grupo então liderado por Adão Jorge. No ano seguinte, foi eleito vereador e exerceu o mandato na legislatura 2001/2004. Lembra que na época, contou com o apoio e experiência dos amigos Luizinho Dentista e Thiago Mambrini, em Muzambinho. Foi reeleito nas eleições de 2004. Em 2008, seu partido contava com alguns pré-candidatos a prefeito, sendo que a disputa seria contra a reeleição de Cláudio Augusto Siqueira (“Tatú”). No contexto de indecisão dentro do grupo, Adriano Lange foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Marcelo Rodrigues. Mesmo não conseguindo a eleição, a dupla conquistou expressivos 3.202 votos (em torno de 43% dos votos). Quatro anos depois, seria sua vez a concorrer ao cargo de prefeito, iniciando um trabalho de pré-candidatura. Mas surgiu então o nome de Edson José Ferreira (DEM), que não encontrou espaço no grupo do então prefeito Tatu. Adriano então “abriu mão” da candidatura a prefeito, concorrendo ao cargo de vereador, sendo o mais votado com 516 votos. No pleito seguinte, foi novamente o mais votado, com 368 votos. Chegou a assumir uma Secretaria de Governo, retornando ao Legislativo como líder do prefeito na Câmara. Chegou a ocupar a presidência da Câmara em 2013.

Na última disputa eleitoral em 2020, trabalhou para ser candidato a prefeito ou vice do empresário Dinho. Sem o acordo necessário e preferindo a coesão do seu grupo político, decidiu apoiar o então candidato Cláudio Antônio Palma (“Claudinho”), que foi eleito e exerce o atual mandato no Executivo. Adriano Lange, por sua vez, passou a ocupar a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

LEALDADE E PALAVRA

Em duas ocasiões, a liderança “abriu mão” de uma candidatura a prefeito. No último pleito, este fato se repetiu e Adriano decidiu não concorrer novamente ao cargo de vereador, mesmo com as reais chances de eleição. Questionado a respeito, ele explicou que era preciso “cumprir com a palavra”. Ou seja, havia assumido um compromisso de não concorrer ao Legislativo. Durante quatros anos, trabalhou para ser candidato a prefeito ou a vice-prefeito, buscando apoio e candidatos a vereador. Assim, deu sua palavra de que não seria candidato a prefeito. No final, mesmo não confirmando sua candidatura a prefeito, manteve a palavra dada aos treze candidatos a vereador, bem como ao seu eleitorado.

 

GESTÃO VOLTADA PARA A INOVAÇÃO

“O Claudinho veio para dar meio que uma revolucionada na cidade”, disse Adriano Lange sobre o início da gestão do prefeito Cláudio Antônio Palma. Observa que o município tinha um grande clamor por geração de empregos e renda. A nova gestão iniciou com a promessa da inovação, prova disso que hoje conta com uma Secretaria da Inovação e do Desenvolvimento. Neste contexto, firmou parcerias com o SEBRAE, Sala Mineira do Empreendedor e a promover diversos cursos no setor empresarial. Parcerias também estão sendo firmadas com o SENAC e SANAI, sendo que muitos cursos de qualificação estão previstos para acontecer a partir de 2022.

 

HABITAÇÃO É PRIORIDADE

Atualmente comandando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação Popular, Adriano Lange considera o setor de moradia o maior déficit do setor neste momento no município de Cabo Verde. A demanda é grande, sendo necessário viabilizar a compra de uma área e a própria construção das casas populares. O Executivo já encaminhou projeto à Câmara visando a implantação de um Plano de Habitação. O objetivo é ajudar as famílias mais carentes a construção a casa própria, promover uma reforma no imóvel já existente e até mesmo regularizar o imóvel.

 

ALÉM DA NOTÍCIA

Adriano fez uma saudação especial à atual presidente do Legislativo de Cabo Verde, vereadora Maísa Gianini, pela realização de um curso na própria sede da Câmara durante uma semana. Um curso de qualidade, oferecendo as informações necessárias e importantes para o bom desenvolvimento da vereança. A iniciativa também gerou economia para os cofres públicos, possibilitando a participação dos vereadores e servidores da Câmara sem a necessidade de deslocamentos para outros centros. “Acabou gerando uma economia muito grande e levando um curso qualificado, com um excelente professor”, disse.

 

Na foto, com Rodrigo Luís e Amauri Júnior durante entrevista no programa X da Conexão, da Conexão FM 87,9 de Juruaia, todos os sábados, das 10 às 12 horas.

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

 

Fotos:

Amauri Júnior

Arquivo Pessoal

 

Portal www.amaurijrnews.combr

Facebook e Instagram

Vídeos curtos e Lives Empresariais

Mestre de Cerimônias em eventos políticos, sociais e empresariais, com experiência na Celebração de Casamentos Ecumênicos

Anuncie: (35) 9.9806.5664

Compartilhe essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Imprimir
plugins premium WordPress