Andradas Café Festival chega à segunda edição com foco em negócios para grãos especiais da região

Evento gratuito contará com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia, cultura e muita degustação de cafés de produtores familiares

 

Por Proença Comunicação

A cidade de Andradas recebe a segunda edição do festival de cafés especiais. De 15 a 17 de março, turistas e moradores poderão aprender sobre cafés especiais e gastronomia através de workshops e palestras.

O município está situado no sul do Estado de Minas Gerais e faz parte da Região Vulcânica. A caldeira de um vulcão extinto há 80 milhões de anos serviu para definir uma área de solo vulcânico entre o Sul de Minas e o Nordeste de São Paulo, que pelas suas características de clima e relevo delimita um “terroir” singular, onde são produzidos cafés especiais.

“O incentivo ao agronegócio é um dos compromissos desta gestão, pois entendemos a importância desse segmento para o desenvolvimento socioeconômico de Andradas e região, sendo um dos fortes pilares na geração de emprego e renda. Destaco aqui a cafeicultura, uma atividade extremamente significativa em nosso município, onde os cafés especiais produzidos aqui levam o nome do município para o restante do país e também no exterior”, destaca a Prefeita de Andradas, Margot Pioli, uma das realizadoras do evento.

 

O Andradas Café Festival segue com objetivo de potencializar a cafeicultura da cidade, os grãos premiados em concursos regionais e nacionais, a culinária que é reconhecida pela influência italiana e mineira e também pelos vinhos, azeites e bananas. Na primeira edição o evento recebeu mais de 2.100 visitantes na cidade mineira e gerou R$ 8 milhões em negócios, além de movimentar o comércio, hotéis, restaurantes e bares, gerando renda para o andradense.

A cidade tem no café o seu maior motor econômico na geração de emprego e renda para milhares de famílias de produtores. O intuito é proporcionar conhecimento ao consumidor e aproximar os produtores locais do café especial, por meio de experiências e conteúdo.

O evento trará harmonização desses produtos regionais; o Desafio Koar – no qual o competidor prepara o café filtrado nesse método brasileiro e é avaliado por juízes. O campeão ganha vaga na Copa Koar Brasil.

Também está programado o Campeonato Regional de Torra by Atilla em que os mestres de torra serão desafiados a torrar com perfeição o café especial disponibilizado pela organização de forma a extrair o máximo do potencial qualitativo da bebida. O vencedor ganha vaga para a final do campeonato Torrefação do Ano Brasil, organizado pela empresa Atilla, em Belo Horizonte (MG).

A programação será realizada no Espaço Workshop, Espaço Sebrae, Palco Principal e Espaço Competição. Dentre as atrações estão palestras da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), convidados do Sebrae, EPAMIG, Senar e Sistema Faemg/Senar.

O tema desta edição é comercialização de café, workshops e palestras trarão informações relevantes sobre essa etapa tão importante para os produtores da região.

 

PONTOS ALTOS DE ANDRADAS

A gastronomia é referência, com opções para todos os paladares, passando por criações dos chefs que valorizam os ingredientes da região, muitas vezes cultivados por famílias na cafeicultura nas encostas do planalto vulcânico.

Durante os dias na cidade, o visitante poderá realizar rotas e passeios guiados, conhecer também a cultura local em museus e exposições. A gastronomia trará pratos típicos que também levarão cafés e harmonizações com receitas exclusivas.

A proximidade com São Paulo – são apenas 220 quilômetros e 2h30 de viagem – tem o objetivo de atrair turistas apaixonados por café e por todas as histórias, tradições e experiências no município, que já é reconhecido pelos cafés, vinhos, trilhas, cachoeiras e paisagens montanhosas exuberantes.

As inscrições para o Andradas Café Festival são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho e terá estandes com exposição de marcas de café e produtos relacionados, artesanato, gastronomia e espaços culturais.

Para quem gosta da boa culinária, da cultura e do aroma e sabor do café, a sugestão é se programar para visitar o evento e aproveitar os passeios.

A Realização é da Prefeitura de Andradas, Ativa Cafés Especiais, Instituto Federal do Sul de Minas, Sindicato dos Produtores Rurais de Andradas, FAEMG SENAR, Emater Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Agência de Desenvolvimento Socioeconômico, Acasec, Sindicato Rural de Ibitiúra, Andradas e Caldas e Sebrae.

O evento tem como parceiros e expositores: Abic, Acafeg, Agripoços, Apraf – Prefeitura De Ibitiúra, Atilla, Miss Chocolate, Café e Confeitaria Braga, Café Faz Santa Bárbara, Doces 2 Irmãs, Hotel Porto das Asas, Inscrição Concurso Torra, Inscrições Koar, Kaleido Torradores, Lozano, Mantissa (Agro Fonte Alta), Mariana Vulcânica, Nicão, Faf, Ofi, Carmomaq, Região Vulcânica, Ritual Cafés da Alta, Rota do Café, Sicoob, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unimed e Wood’n.

 

Serviço

Andradas Café Festival 2024

Quando: de 15 a 17 de março

Horário: das 9h às 18h (exposição) e 18h às 21h (atividades culturais)

Onde: Pavilhão do Vinho (Rua Major Bonifácio, s/n, Centro, Andradas, MG)

Inscrições: Sympla

Entrada gratuita

Mais informações: Instagram

 

Fonte: Revista Cafeicultura

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664