Antônio Cláudio e Vital Madeira homenageados na Câmara de Guaranésia

Na sexta-feira, 10 de dezembro, o Poder Legislativo de Guaranésia realizou sessão solene para a entrega de honrarias. Entre as personalidades homenageadas, duas pessoas que tem intensa e importante atuação em diversos setores da sociedade local, que receberam a Medalha do Mérito Legislativo.

 

Antônio Cláudio Mello é, sem qualquer sombra de dúvida, o maior comunicador regional na atualidade. Com origem no rádio, hoje navega com galhardia e muita competência nos mares das redes sociais. Além disso, é uma destacada liderança local, principalmente considerando ações de solidariedade.

 

Vital Madeira é uma personalidade complexa e incomum, com o coração proporcional à sua estrutura física. Cabeleireiro de profissão, se coloca sempre front em qualquer ação que possa atender a necessidade do próximo. Luta e briga, no bom sentido, pela causa alheia. Estende a mão, coloca o ombro à disposição e espalha as energias do seu coração. Um “grande” ser humano, em todos os sentidos.

 

Confira na íntegra o currículo destes dois homenageados:

 

ANTÔNIO CLÁUDIO, HOMENAGEADO ATRAVÉS DO VEREADOR FELIPE NARDI LAUDADE

 

Radialista desde os 12 anos, iniciou na profissão em 1986 como sonoplasta na Rádio Nova Guaranésia, tendo trabalhado com os principais nomes do rádio de nossa região. Ainda na AM fez parte da equipe de esportes, participando de transmissões de muitos jogos, inclusive da seleção brasileira. Ao ter oportunidade como locutor, apresentou o “Bom Dia 1580”, que chegava a receber mais de 100 cartas por dia. Criou neste período o plantão policial, com a participação do então Cabo Nascimento, da PM de Guaxupé. Nesta mesma época, fez a Campanha de Natal, onde os ouvintes doavam os brinquedos para atender as cartas de crianças carentes que escreviam para o programa.

Ainda nos anos 90, foi convidado para integrar a equipe da Rádio Pássaro da Ilha FM, onde ficou por muitos anos, sendo locutor, produtor e programador da Rádio. Na FM, apresentou vários programas e criou diversos quadros, entre eles Especialistas, Galeria, Notícias da Hora, Alô 103 entre outros.
Em parceria com Rony Freitas, desenvolveu o projeto independente Expresso que rapidamente se tornou uma referência em programas de entrevistas na região. Pelo Expresso, foram 11 anos consecutivos, com mais de 1500 entrevistas e centenas de apoios a campanhas beneficentes pelas cidades do sudoeste de minas e leste paulista. Nas 609 edições do programa, passaram pessoas de todos os segmentos da comunidade. Pelo Expresso, criou o TROFÉU EXPRESSO, uma homenagem aos guaranesianos que se destacam em suas categorias durante o ano. Criou também o Expresso no WhatsApp, hoje totalizando 21 grupos e cerca de 5.500 pessoas, prestando importantes serviços para a comunidade guaranesiana.

 

Em 2019, lançou o projeto LIEX (Liga Esportiva Expresso), realizando em conjunto com Carlinhos Donson, a primeira COPA EXPRESSO REGIONAL DE FUTSAL. O projeto foi suspenso devido a pandemia.

Foi produtor do programa “Informativo da Câmara Municipal” que era veiculado dentro do Programa Expresso durante a gestão do então presidente Felipe Nardi Laudade. Ainda pela Câmara Municipal, diagramou gratuitamente as primeiras edições do informativo impresso na administração do vereador Ismael Silva Santos.

Na vida particular, foi um dos fundadores da “Associação Sementes do Amanhã”, onde hoje ocupa o cargo de vice-presidente. Ainda pelo Sementes, colaborou na criação do SEMEAR (1º Feira Multissetorial de Guaranésia e Santa Cruz da Prata), participou do movimento que tinha como objetivo reduzir os subsídios dos vereadores, integrou a comissão que organizou três edições do “Natal do Amor” promovido pelo atual vereador Wilson Braz.

Hoje, Antônio Cláudio está como representante do Sementes do Amanhã no REGAR (Rede Guaranesiana de Assistência e Reciprocidade) grupo este que integra várias entidades do Município e já distribuiu cerca de 500 cestas básicas para famílias atingidas pelos reflexos da pandemia.

Atualmente também ocupa o cargo de diretor administrativo do CONSEP, esta como vice-diretor do CESG (Centro Educativo e Social de Guaranésia e é membro da diretoria da Loja Maçônica Paz Harmonia e Concórdia, sendo presidente da Comissão de Beneficência e Solidariedade.

Mais recentemente criou o ExpressoCast, programa de entrevistas pela internet que vem obtendo bons números, sendo mais uma ferramenta para levar as informações de Guaranésia e região para toda a população.

Antônio Cláudio de Melo nasceu em junho de 1974, filho de Antônio Matheus de Melo e Ireny Luciana da Silva de Melo. Seu pai era muito popular, um apaixonado pela política guaranesiana. Toninho Sapateiro, como era conhecido, também foi romeiro e por mais de 40 anos ininterruptos promoveu viagens para Aparecida do Norte. Sua mãe Ireny, é filha de Hilarino da Silva que recentemente foi homenageado por essa Casa de Leis com o nome de uma rua no polo industrial “Tim Vilas Boas”.

Antônio Cláudio é casado com Claudinéia Rodrigues, funcionária pública do município e é pai de Erik Rodrigues de Melo, estudante no seminário redentorista Santo Afonso em Aparecida e de Kevin Rodrigues de Melo, DeMolay no Capítulo Oliveiros Elias Zeitune da Ordem DeMolay de Guaranésia.

 

VITAL MADEIRA, HOMENAGEADO ATRAVÉS DO VEREADOR VINÍCIUS MADEIRA

 

Vital Madeira Filho, nascido em 22/04/1957, na Santa Casa de Misericórdia de Guaranésia, filho de Vital Alves Madeira e Mathildes Ribeiro Madeira, cresceu na Fazenda Onça onde viveu até os 12 (doze) anos de idade, quando mudou-se para São Paulo para estudar no Colégio interno Educandário Dom Duarte, tendo permanecido na capital paulista até o ano de 1980.

Nesta época, retornou para Guaranésia já casado com Suely Aparecida Galera de Jesus Madeira, com quem teve 2 (dois) filhos, Rodrigo Galera de Jesus Madeira e Karina Galera de Jesus Madeira.

Nesta mesma época, inaugurou seu salão de cabeleireiro, chamado de “A TOCA SALÃO ELE E ELA”, ao mesmo tempo que mantinha o trailer de lanches também conhecido como “A TOCA LANCHES”, trabalhando durante o dia no salão e durante a noite na lanchonete. Neste período trabalhou também com atividades Culturais, especialmente teatrais, tendo sido ator em várias peças como a chamada “Velório à Brasileira”, que se apresentou mais de 30 (trinta) vezes em teatros de Guaranésia e região.

No ano de 1993 foi convidado para Ordem Maçônica, por seu padrinho Moacir Garcia de Souza, passando a integrar a Loja Maçônica Fernando Osório. Concomitantemente ao ingresso na Maçonaria, foi levado a trabalhar voluntariamente no Asilo São Vicente de Paula, onde passando algum tempo, exerceu a presidência da entidade por 2 (dois) mandatos ainda na década de 1990. Tendo assumido a entidade em um momento de dificuldade, com a ajuda dos demais membros da diretoria e colaboradores alcançaram importantes conquistas como a resolução de pendência jurídicas, acertos de caixa, melhorias na estrutura local, tais como instalação de asfalto, guarita, lavanderia industrial completa, reforma da capela e o retorno do Santíssimo e com ele, a volta das celebração de missas semanais para os assistidos.

Ainda em sua gestão tiveram início das festas de Barraquinhas ( também conhecidas como Quermesses) em prol do Asilo. Também neste período a entidade desenvolveu uma horta em prol de seus assistidos com produção de vegetais, leite e outros gêneros alimentícios.

Seguindo essa trilha de trabalho voluntário pelo município de Guaranésia, participou da diretoria de entidades como APAE, Casa da Criança, Conferência, Santa Casa de Misericórdia e CREG ( Clube Recreativo de Guaranésia).

No ano de 1994 foi convidado a ser professor do SENAC para ministrar aulas de cabeleireiro, atingindo um número de mais ou menos 300 formados em toda nossa região.

Uma de suas passagens mais marcantes ocorreu durante os 3 (três) mandatos e meio a frente da Ordem DeMolay de Guaranésia, Capítulo ” Oliveiros Elias Zeitune”, que tem como objetivo a formação moral, ética e filantrópica de jovens. Tive o prazer de exercer durante um mandato e meio ,o cargo de Mestre Conselheiro na diretoria que o Homenageado atuava e pude ser testemunha de todas suas frentes sociais em equipe.

À frente da Ordem DeMolay os avanços foram inúmeros, entre os quais se destaca a idealização do “Costelão de Fogo de Chão”, cujos resultados financeiros são convertidos em favor do Asilo São Vicente de Paula. A organização e sucesso deste evento permitiu a sua regionalização, sendo realizado atualmente em pelo menos 10 (dez) cidades, favorecendo asilos, hospitais, Apaes e entidades deneficentes da região. Destaca-se ainda que a frente da Ordem DeMolay, com o apoio dos irmãos da loja Maçonica Fernando Osório, idealizou e fundou a Associação dos Voluntariados Do Banco Ortopédico de Guaranésia, que tem desenvolvido um trabalho extraordinário em prol de doentes e necessitados de Guaranésia e região, com empréstimo de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, muletas entre outros artigos médicos a que a população carente nao tem acesso. Firmou parceria com a Associação ‘Amigos dos Amigos’ onde juntando lacres já conseguiram trocar por 13 cadeiras de rodas.

Hoje atualmente é membro da Loja Maçonica Paz, Harmonia e Concórdia, fazendo parte da diretoria da Associação Beneficente Paz, Harmonia e Concórdia da qual faz parte a casa de Maria.

Por todos estes predicados, damos fé de que o senhor Vital Madeira Filho nosso querido Vital Madeira, é digno de receber com louvor, a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Guaranésia.

 

 

OUTROS HOMENAGEADOS

 

– Aline dos Reis Fernandes Rodrigues
– Wagner Lamin de Faria
– Pr. Cruvinel Batista da Silva
– Didier Aparecido Martins
– Luís Eduardo de Souza Flamini
– Alef Luis da Silva
– Wandercy Marys O. Abrão
– Associação Guaranesiana em Defesa do Folclore
– Joaquim Vieira da Silva

 

Fonte/fotos: Rede Social

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Anuncie: (35) 9.9806.5664