Espaço de valorização das riquezas e tradições mineiras
Já ficou bastante explícito o propósito deste site de valorizar as pessoas sob todos os aspectos. As colunas Muzambinhense Ausente e Merece Aplausos são os espaços que promovem o ser humano, suas qualidades, ações e condutas. É uma forma de colocar pessoas de bem em evidência, acariciando a alma e afagando o coração.
Agora, o Portal AMAURI JR NEWS inova mais uma vez. A nova coluna Café & Cachaça & Prosa tem por objetivo mostrar que as maiores riquezas econômicas e culturais de Minas Gerais também são presentes na região.
O café dispensa maiores comentários, com marcas de qualidade sendo produzidas na maioria das cidades do Sul e Sudoeste de Minas. Os municípios tem desenvolvido concursos de qualidade, ação que contribui para o desenvolvimento do setor em todos os sentidos. Técnicas de cultivo e manejo, tecnologia de produção, insumos e equipamentos, mercado e comercialização, culminando com os cafés especiais. Este Portal, inclusive, já divulga há mais de um ano o Minas Golden Café, produzido em Muzambinho pelo jovem Erivelton, filho do vereador e produtor rural Israel Ramos Orlando, neto do querido e saudoso Orlando Fortunato (“Nem Fortunato”), no bairro rural do Patrimônio.
Além disso, muitas outras marcas se destacam no município, merecendo também espaço para divulgação de sua história. Afinal, produzir um bom café não significa apenas um empreendimento econômico e comercial. Na grande maioria dos casos, materializa a história de vida de famílias e pessoas. Uma história de lutas, com enfrentamento às intempéries da natureza, incertezas do mercado e até outras situações que vem se tornando frequentes que prejudicam os produtores, roubando seus sonhos e enfraquecendo suas ações.
Já a produção de cachaça também vem sendo desenvolvida com grande intensidade nos últimos anos. É mantida a produção artesanal, mas somando também a produção industrial. São vários tipos de cachaça, com diversas formas de armazenamento e preços diferenciados. Em outras regiões, os chamados “alambiques” vem se tornando verdadeiros pontos turísticos e de degustação. Publicações especializadas estão surgindo, bem como existe uma grande exploração do tema pelas redes sociais. A região, principalmente a cidade de Alterosa, vem produzindo cachaças premiadas na Europa. A qualidade de nossas cachaças não perde em nada para o tradicionalismo da cidade de Salinas/MG. Lógico, cachaça é uma bebida que desperta diferenças sensações e preferências individuais. Alguns gostam de um teor mais forte, outros mais fraco. Alguns gostam da “amarelinha”, outros não. Enfim, cachaça é uma paixão única, que não merece questionamento ou julgamento.
Cachaça, pinga e aguardente! Quem sabe a diferença? Vamos descobrir juntos!
A coluna Café & Cachaça & Prosa pretende se tornar uma verdadeira vitrine da produção regional. Marcas, técnicas, histórias, estórias e paixões.
Se você produz alguma marca de café ou cachaça, informe este editor pelo telefone/WhatsApp (35) 9.9806.5664 ou email: amaurijunioruela@gmail.com e agende um contato pessoal ou por telefone. Vamos divulgar a nossa riqueza!
E a prosa? Bem, isto é o que o bom mineiro faz com maestria. A prosa típica do mineiro foi construída durante a mesma caminhada de desenvolvimento do café e da cachaça. Os textos produzidos por esta coluna terão um conteúdo bastante ameno, com a cara da região!
Uai!
Grande e fraternal abraço a todos!
Amauri José Ruela
Jornalista Mtb 17.539 MG
Muzambinho/MG
Foto:
Uol
Forbes Brasil
Grupo Utam