Imagens, vasos e peças de bronze são os alvos
A criminalidade está agindo agora até mesmo em lugares menos prováveis. Em Muzambinho, somente nesta semana, nos dias 19 e 21 de outubro, foram registrados furtos de imagem e vasos de bronze no Cemitério Municipal. A equipe de servidores agiu rápido e acionou as autoridades policiais para registrar os furtos, possibilitando o registro, tomada de providências e investigação.
A primeira ocorrência foi registrada no dia 19/10, terça-feira, por volta das 16h08min, quando a presença da Polícia Militar foi solicitada pelo diretor do Cemitério Municipal. Este narrou aos policiais que por volta das 15 horas foi solicitado por uma senhora que estava visitando o cemitério dizendo que havia dado falta de uma imagem de Nossa Senhora em bronze no túmulo do seu parente. Logo que esta senhora saiu do cemitério, o servidor realizou uma vistoria em outros túmulos e notou que várias imagens haviam desaparecido e algumas outras sido danificadas quando houve a tentativa de furto.
Neste caso, foram furtadas as seguintes peças:
– 01 imagem de Nossa Senhora em bronze de 1,20 metro de altura, pesando 50 quilos;
– 03 imagens de Nossa Senhora em bronze de 1 metro de altura cada pesando aproximadamente 30 quilos cada;
– 02 vasos de bronze de 50 centímetros de 15 quilos.
O segundo furto/roubo aconteceu nesta quinta-feira (21), sendo que o Boletim de Ocorrência (REDS 2021-050807515-001) foi registrado pela Polícia Militar às 09h49min. O relato é de que às 7 horas da manhã o solicitante/funcionário do cemitério municipal informou aos policiais que durante a noite o autor ou autores adentram pelos fundos do local e subtraíram do interior do cemitério 15 peças (estátuas) de bronze grandes e pequenas que pertenciam a diversos túmulos de familiares diferentes.
No local, os policiais observaram que os autores entraram no local onde existe apenas uma cerca de arame e retiraram as estátuas. Próximo ao local onde possivelmente estacionaram um veículo para carregar as peças há uma câmera de uma empresa de auto socorro que poderá ter filmado a ação criminosa, sendo, talvez, possível a identificação do veículo utilizado. Foi realizado contato com o proprietário do guincho que ficou de verificar as gravações e havendo a identificação de algum veículo este ficou responsável por passar a informação às autoridades policiais.
Nas fotos, vários ângulos do cemitério municipal e imagens que foram retiradas dos túmulos e deixadas no local antes que pudessem ser levadas pelos criminosos. Vale destacar e valorizar o empenho dos servidores do cemitério, preocupados com a situação vivida.
ALÉM DA NOTÍCIA
A polícia trabalha na investigação dos fatos, identificação e prisão dos autores, bem como a recuperação das peças furtadas. Até porque existe todo um simbolismo que remete à lembrança dos entes queridos que deixaram um legado de amor às famílias e muitas saudades. O vandalismo e a criminalidade devem ser coibidos sob o rigor da lei, pois além do dano e lesão ao patrimônio, representa uma violência moral contra as famílias.
Ao mesmo tempo, espera-se providências por parte das autoridades municipais no sentido de agilizar formas de promover maior segurança para o local. Há anos a parte dos fundos do cemitério conta apenas com uma cerca de arame. Será necessário agir com criatividade e planejamento, inclusive já vislumbrando um aumento da área do cemitério.
Fotos: Amauri Júnior
AMAURI JR NEWS
Notícias à toda hora!
Anuncie:
(35) 9.9806.5664