Janeiro é tempo de acreditar que se pode ser melhor
O mês de janeiro carrega consigo a beleza de trazer ao nosso coração a certeza de que é possível acreditar de novo. Para muitos tempos de férias, viagens, risos, encontros, família e diversão, para este texto, gostaria de convidá-lo a uma salada de ideias a fim de obtermos uma reflexão espiritual para o início do ano:
Janeiro recebe esse nome devido à uma tradição pagã romana que cultuavam nestas épocas o deus Janus, um ser de duas faces, sendo que uma olhava para o para trás e a outra para frente. Ao que tudo indica, no dia 1 de janeiro de 153 aC, se iniciou um costume de dar posse aos novos cônsuls romanos, e quando Júlio Cesar, em 45 aC, instituiu o calendário juliano, oficializou o início do ano em janeiro. Contudo, com a queda do Império Romano e a expansão da Igreja Católica, a data para o início do ano foi o dia 25 de março, data tradicional da “Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria”, até que em 1582, o Papa Gregório XIII promulgou a criação do calendário gregoriano, e restabeleceu o início do ano para 1º de janeiro. Já para os judeus até os dias de hoje, uma das datas mais significativas (pois eles têm uma data tradicional e uma data civil para se iniciar o ano) é a data da Páscoa.
Tantas tradições e um só sentido: é tempo de renovo. Desde a tradição pagã até a cristã e judaica, celebrar o Ano-Novo é celebrar uma possibilidade de passagem. Os judeus celebram a saída da escravidão e o início da liberdade, e os cristãos percebem que com Cristo, sempre há motivos para crer em vida nova.
Sendo assim, janeiro é tempo de acreditar que se pode ser melhor. É tempo de parar de olhar para trás, deixar de ser escravo de antigos costumes e manias, sair das trevas e buscar a luz. É tempo de fazer um novo pacto, com Deus, com os outros, e consigo mesmo. É hora de acreditar, e acreditando saber que há um Deus que acredita em nós. Sim! Não é apenas uma festa, não é apenas uma data, não é apenas um tempo de férias, pois para aquele que acredita, é tempo de redescobrir a capacidade que Deus lhe deu. É tempo de fazer acontecer um novo ano todos os dias.
As estações, as luas, as celebrações, serão absolutamente as mesmas. Em breve será Carnaval, e então Quaresma, já Páscoa! Logo chega o frio de maio, e a beleza de junho com suas festas tradicionais e as férias escolares. E ali estará agosto, setembro, e os fogos da padroeira do Brasil… A sensação de cansaço do fim de ano, e Natal, e Ano-Novo, e de novo, e de novo… e o que tem de novo em tudo isso? A novidade é sempre fazer um tempo novo!
Ainda vivemos tempos pandêmicos, com seus números, dados, profecias, previsões e opiniões. Mas, sobretudo, é tempo de acreditar mais uma vez, e saber que há um Deus que não nos abandona. Então, força e coragem, pois todo dia é dia de acreditar, e como ensina a escola caipira, “o dia se faz na roça”, então “bora pra luta”! Deus abençoe!
Padre Dione Piza
Pároco na Paróquia São Sebastião
Juruaia/MG
Fotos:
Arquivo Pessoal
SoundCloud