Equipamento motorizado nivela na entrelinha do café, facilitando manejo em terreno de montanha; feira acontece em Guaxupé de 20 a 22 de março
O “burrinho mecânico” é uma das novidades que serão apresentadas aos mais de 30 mil cafeicultores esperados pela Femagri. Isto é, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé. Antes de mais nada, a feira acontece entre os dias 20 e 22 de março, das 8h às 18h, em Guaxupé/MG.
Em primeiro lugar, o equipamento é responsável por facilitar o manejo de cafezais em terreno de topografia acidentada. Ou, também, os cafés de montanha típicos da região sul mineira.
Burrinho mecânico
A princípio, o “burrinho mecânico” estará no espaço Fazendinha. Ou seja, onde estarão reunidas diversas soluções focadas em produtividade e sustentabilidade para as lavouras de café.
Trata-se de um equipamento motorizado, de baixo custo, leve e de fácil manuseio. Além de focado em apresentar resultados para o cafeicultor que mantém lavouras em terrenos inclinados. Afinal, abre terraços ou pequenos sulcos para facilitar o trânsito. E favorecer as operações de manejo dos cafés de montanha.
Isso porque a declividade das áreas de lavouras no Sul de Minas e Zona da Mata dificulta a mecanização convencional. Nesse sentido, onerando os custos de produção pelo maior uso de mão de obra com tratos manuais.
“Dessa forma, o ‘burrinho’ foi desenvolvido para operar nestes terrenos de topografia acidentada. Sua roda dentada sustenta e traciona o equipamento, mesmo em área de declínio. Além dos microterraços, o ‘burrinho’ pode ser adaptado para executar outras atividades na propriedade. Como, por exemplo, ‘rodar’ café no terreiro. Algumas adaptações serão apresentadas no espaço também”, explica Eduardo Renê da Cruz. Ele é engenheiro agrônomo e coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.
Outras novidades
De acordo com Eduardo, a Fazendinha está preparada para apresentar soluções e novidades alinhadas com as boas práticas ambientais. E, ainda, que cumprem com a exigência do mercado consumidor e da legislação.
Ademais, as famílias cafeicultoras encontrarão demonstrações de tecnologias de drones pulverizadores. E que fazem a distribuição de fertilizantes sólidos nas lavouras cafeeiras.
De antemão, o espaço também abordará temas como o uso de remineralizadores de solo, trazendo mais produtividade. E, ainda, mix de plantas de cobertura. Desde já, que promove efeitos benéficos na fertilidade do solo através do aumento na ciclagem de nutrientes. Por fim, demonstração de semeadoras e rolo-faca para o manejo.
Lançamentos
Em seguida, a Fazendinha terá o lançamento de uma centrífuga para pequenas propriedades. Que é, portanto, utilizada pelo produtor após o processamento do café para a retirada da água superficial dos grãos.
Sobretudo, vão apresentar no espaço as marcas próprias de insumos da Cooxupé. Como, por exemplo, a “Kafé”, com lançamento do novo produto integrante da linha, o “Kafé Vegetação”.
Haverá, desde já, a marca Prospera com as linhas de fertilizantes de solo Prospera Organic e o Prospera Fluid, com diferenciais exclusivos. Além de nova linha de fertilizantes foliares para grãos. Bem como os defensivos biológicos da Cooxupé.
Ações educativas
Assim como em outras edições, a Fazendinha da Femagri traz resultados de pesquisas. E trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades. Além de novidades sustentáveis de diversos parceiros.
Neste ano, pois, a feira terá a participação da Fundação Procafé, com a divulgação e vendas de publicações técnicas. E a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) na divulgação de resultados de cultivares e consórcio de plantas com café. Ainda assim, a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), com a demonstração do trabalho sobre plantas de cobertura.
Além do Centro de Validação Tecnológica do Instituto Federal do Sul de Minas, com os resultados do experimento de cultivares. E, em conclusão, a Starbucks Farmer Support Center na divulgação do programa C.A.F.E. Practices.
Do mesmo modo, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG-SENAR) vai divulgar o serviço Retifica. Ou seja, para auxiliar os produtores a corrigirem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, o estande realizará consultoria sobre mão de obra e divulgação de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Femagri 2024
Primeiramente, a Femagri é o ponto de encontro do produtor de café e vitrine das últimas tendências em tecnologia digital, inovações para o campo e insumos agrícolas. Já está em sua 23ª edição e reunirá mais de 120 expositores.
Em suma, em uma área de 107 mil metros quadrados, o evento é aberto ao público. Isso com credenciamento realizado na recepção do evento. Dessa forma, a Femagri acontece das 8h às 18h, na Avenida Vereador Nelson Elias, no bairro Japy, em Guaxupé.
Em outras palavras, a abertura oficial acontecerá no dia 20 de março, às 10 horas, em frente ao Espaço Cooxupé.
Com o tema “Cooperativismo: Construindo o Futuro Sustentável das Gerações”, a feira enfatiza o desenvolvimento sustentável para um crescimento econômico duradouro e promissor. Para, acima de tudo, as próximas gerações.
Serviço
Femagri 2024
Quando: De 20 a 22 de março, das 8h às 18h
Onde: Guaxupé/MG
Endereço: Avenida Vereador Nelson Elias, bairro Japy
Fonte: Hub do Café
AMAURI JR NEWS
Notícias à toda hora!
Email: amaurijunioruela@gmail.com
Site: www.amaurijrnews.com.br
Facebook: Amauri Júnior
Instagram: amauri_juniormg
Tik Tok: amaurijunior_news
Grupos de WhatsApp
Anuncie: (35) 9.9806.5664