Jornalismo: missão e resiliência!

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”. A frase do jornalista paulista Cláudio Abramo (in memorian) pode até parecer uma sinceridade exagerada e uma retórica desnecessária. Pode se mostrar cruel e até respingar uma venenosa gota de injustiça. Mas, depois de 32 anos degustando esta experiência profissional, não atribuo dramaticidade a esta forte, honesta e verdadeira revelação.

Revelação? Sim! Para muitos sim! Ao mesmo tempo, não é fácil fazer jornalismo no Brasil. O exercício da profissão mais parece “aquele amigo que só aceita elogios”. Na maioria das vezes, os questionamentos não são aceitos por quem e a quem de direito e responsabilidade. Ao mesmo tempo, há uma cobrança implacável da sociedade para que o jornalista muitas vezes exerça o papel que não lhe cabe. Falta sim preparo de todos os lados. É preciso, mais do que nunca, defender a responsabilidade na prática do jornalismo. Compromisso com a verdade, com os méritos de que faz e com as dores de quem sofre nas esquinas públicas da vida.

Mas esta é uma discussão que só teria começo, pois seu fim seria, provavelmente, infrutífero!

 

O Portal de Notícias AMAURI JR NEWS surgiu de um momento profissional vivido. De uma oportunidade de sair de uma “zona de conforto”, nem tão confortável. E como isto nos faz bem! Agradeço, primeiramente, a Deus e minha família (esposa, filhos, neto e genro). Também a muitas pessoas que sempre demonstraram atenção, carinho, humanidade e confiança para comigo e os meus. Muitas vezes além da conta, mas uma maré não conduz o navio. É preciso uma onda mais forte, quase um tsunami.

O objetivo é contribuir para o debate das questões do cotidiano e demandas da sociedade, de forma responsável e com respeito às pessoas: autoridades, lideranças e população. Também “valorizar” muitas pessoas que passam pela vida sem o devido aplauso que tanto bem faz à alma.

Por fim, faço questão de reconhecer a importância de cada órgão de imprensa existente em Muzambinho, bem como todos os jornalistas que procuraram dar o melhor pela profissão. Todos têm meu respeito e consideração. Ao mesmo tempo, a partir de hoje, estarei lutando com honestidade pelo meu espaço, seguindo os conceitos profissionais e os preceitos cristãos de compromisso com o ser humano sob todos os aspectos de atuação. Jornalismo é sobrevivência, talento, persistência, resiliência e uma missão!

Que Deus abençoe a todos! Fraternal abraço!

 

Amauri José Ruela

Jornalista Mtb 17.539 MG

Muzambinho/MG