Projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) indicam que o Brasil deve produzir 390 milhões de toneladas de grãos; um aumento de 24% em relação aos números atuais.
Liderando essa expansão, estão as monoculturas de soja, milho e algodão. A soja, com sua participação de 78% na área plantada, deve atingir 186,7 milhões de toneladas em 2032/33, um aumento significativo de 20,6%. O milho, impulsionado pela demanda por biocombustíveis, deve chegar a 160 milhões de toneladas, um crescimento de 27%. O algodão também se destaca, com uma estimativa de 3,6 milhões de toneladas.
Para sustentar esse crescimento, o investimento em pesquisa e tecnologia é fundamental. O desenvolvimento de novas variedades e técnicas de cultivo é essencial para aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção.
O mercado interno, em constante expansão, e a demanda global por produtos agrícolas brasileiros garantem um futuro promissor para o setor. As exportações de soja, milho e carne bovina, suína e de frango devem continuar crescendo nos próximos anos, impulsionando a economia nacional.
Para escoar essa produção crescente, o setor de logística e transporte precisa se preparar para os desafios que virão. Investimentos em infraestrutura e modernização da frota de caminhões são essenciais para garantir a eficiência e a segurança do transporte de grãos e outros produtos agrícolas.
As projeções do Mapa para o agronegócio brasileiro são positivas e indicam um futuro de crescimento e desenvolvimento. Com investimento em pesquisa, tecnologia, infraestrutura e logística, o Brasil poderá se consolidar como um dos maiores e mais eficientes produtores de alimentos do mundo, garantindo a segurança alimentar global e o fortalecimento da economia nacional.
Agora em 2024, apesar das intempéries climáticas, a safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 303,4 milhões de toneladas de acordo com a estimativa de janeiro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Este resultado é 3,8%, ou 12 milhões de toneladas abaixo da safra obtida em 2023 (315,4 milhões de toneladas) e 1,0% menor (3,1 milhões de tonelada) do que a estimativa de dezembro de 2023. A redução reflete o impacto dos problemas climáticos ocorridos ao longo de 2023.
Fonte: Pensar Agro
AMAURI JR NEWS
Notícias à toda hora!
Email: amaurijunioruela@gmail.com
Site: www.amaurijrnews.com.br
Facebook: Amauri Júnior
Instagram: amauri_juniormg
Tik Tok: amaurijunior_news
Grupos de WhatsApp
Anuncie: (35) 9.9806.5664