Flores de café só abrem no domingo, fato que quebra os mitos. E se for realmente um tsunami que mudou a história, também a florada está mudando os conceitos e preço do produto segue aquecido.
Terça-feira, 12 de outubro, foi o Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia das Crianças (futuro de nossa nação), também as flores abriram para nos alegrar no Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Recebi esta foto da menininha do café, segurando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos e ao fundo as belas flores do café.
Ontem (12), um dia em que as bolsas agitadas com mais de 700 de alta, NY acima de US$ 2,10. Segundo Eduardo Carvalhaes, a alta está relacionada à notícia de que não terem entregue um milhão de sacas na Colômbia e deve ter sido a gota d’água que faltava para os preços subirem nas alturas.
Florada não é fruto, porém sabemos que o consumo está aquecido devido a pandemia mundial e stress na subida dos fertilizantes, entre todos produtos que dependem da água.
Café, que é a bebida mais consumida no mundo e só perdendo para água, está sendo afetada pelas mudanças climáticas. Muitos produtores veem uma névoa e onda de frio, sequência de chuva nos dias da abertura das floradas que muitos com receio de que poderia prejudicar a possibilidade de ser danificada.
Sabemos que nas redes sociais só vão postar flores bonitas e como pé de Ipê. Ninguém posta quando está com galhos secos.
Porém, em conversa com pesquisadores e climatologistas renomados, como Sr. José Donizete da Ufla, o mesmo disse que “esse fator da gema das flores quando está em fase de dente de cachorro com as chuvas não afeta o pegamento da florada de café na abertura das Pétalas de flores”.
Então, o que ocorreu foi que ao longo tempo de seca no Brasil, ameaçou a próxima florada e muitas folhas caíram no chão e com isso vamos ver um “véu de noivas” visivelmente.
Isso porque a maturação das varas ocorreu de forma que até os ramos verdes maduraram pelo aquecimento do longo período de seca. Nesse fator, a falta do fornecimento de nutrientes na planta desabilitou a planta e com estresse hídrico optou por deixar sua perpetuação da espécie a sua família de grãos de café.
Com a seca de 2020, muitos produtores realizaram a chamada poda ou esqueletamento. Com isso, nesses talhões não teve safra em 2021. Diante desse fator que não foram afetados também pela geada, sim essas lavouras estão com vigor vegetativo bom. Nesse caso específico, as plantas descansadas estão aptas para produzir. Com esse fator favorável, a produção e assim ocorreu as flores que abriram nesta semana do dia 12 de outubro, Dia das Crianças.
Muitos historiadores, até os mais experientes com plantio de café, dizem que reza a lenda que as flores só abrem as pétalas no domingo ou na quarta-feira. Já nesse ano de 2021, uma previsibilidade seria no dia 10 de outubro. Pois bem, não ocorreu no domingo e sim as flores vieram a abrir as flores na segunda e terça-feira, entre os dias 11 e 12 de outubro, o que significa que ciclos estão alterando a cronologia ou quebrando mitos.
Com as chuvas nesse período de abertura das flores e clima frio pode ter interferido nesse momento, sendo um pouco tardio. Porém, as flores estão belas e atrativas para turista que aprecia nas tiradas de fotos e filmagem.
Temos que garantir o sustento de muitos que dependem da cadeia produtiva do café. As flores são momentos de esperança e a fonte de renda de muitos para dar continuidade na atividade.
Muitos dizem que pós fenômenos como tsunamis, interferiu no polo da terra e os dias de plantio regidos pela lua podem estar interferindo nas condições climáticas e até na florada. Até mesmo nas condições meteorológica, segundo analistas. Porém, não sabemos se tem estudos aprofundados sobre esse assunto específico.
Fato é que muitas plantas estão na dependência das regularidades das chuvas para manter o ciclo de produção.
O mais importante é que as flores já estão fecundadas e com a umidade do solo e uma planta sadia o pegamento dos frutos está garantido.
Os agrônomos e fisiologistas dizem que uma planta de café tem possibilidade de produzir até 320 litros por pé, correndo tudo na maior perfeição e boa parte não vinga por uma série de efeitos.
Vamos torcer para que possamos ter uma boa safra vindoura e garantir o produto nas mesas dos consumidores.
Feliz Dia das Crianças, dos Engenheiros Agrônomos, e agradecendo Nossa Senhora Aparecida e pedindo proteção e fé a todos os familiares.
Fernando Barbosa
Cafeicultor em São Pedro da União/MG
Expressiva liderança da cafeicultura nacional.
Fotos:
Arquivo Pessoal
Diário do Comércio