MUZAMBINHO – Três projetos aprovados entram para a história da educação especial no município

Vereadora Sandra Marques relatou a importância da iniciativa e conquista para muitas famílias

 

No dia 21 de dezembro, o Poder Legislativo de Muzambinho realizou reunião extraordinária para votação de importantes projetos. Destaque para matérias sobre educação especial, de iniciativa do Executivo, mas com o incansável trabalho da vereadora Sandra Marques.

 

Os temas aprovados, em regime de urgência, foram:

– Criacao do Cargo de Coordenadora da Educação Especial para Coordenação dos Profissionais de Apoio e toda demanda da Educação Especial;

– Criaçao do Núcleo de Apoio Educacional Especializado para Atendimento das Crianças Atípicas em suas Necessidades Educacionais Especiais;

– Criaçao de Cargos para a Equipe Multiprofissional para Atendimento Educacional Especializado.

 

Em seu pronunciamento, a vereadora Sandra Marques, comentou detalhes de pesquisa realizada pelo grupo Amor Azul em todas as escolas municipais. Os números apontam 29% de TEA (Transtorno de Espectro Autista), 14% de crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), 2% aguardando avaliação com neuropediatra, 1% TOD (Transporno de Oposição Desafiante), 1% com dificuldade de aprendizagem e 5% com deficiência intelectual. Além disso, 48% das crianças apresentam atraso no neuro desenvolvimento e estão aguardando na fila para serem avaliadas.

Portanto, fica comprovada a importância dos três projetos aprovados. Neste contexto, agradeceu o prefeito Paulo Magalhães e vice Heloísa pelo atendimento do pedido dela e de muitas mães do município.

Sandra Marques acrescentou que as crianças que ainda não tem atendimento pela rede pública municipal serão atendidas no Núcleo de Apoio Educacional Especializado, com tem sua sede em espaço cedido pelo Instituto Federal no antigo prédio da escola comercial. O núcleo está equipado através de recursos viabilizados pela emenda impositiva da vereadora nos anos de 2021, 2022 e 2023.

“É um marco histórico hoje para as mães. Porque só uma mãe e professora sabem que a criança tem algum atraso. E precisamos de especialistas para nos amparar, nos ajudar e intervir com terapia para essas crianças. Portanto, todos estes três projetos ficam a história da educação especial do município”, concluiu.

Os demais vereadores também se manifestaram, reconhecendo a importância da iniciativa, se colocando à disposição e valorizando o trabalho desenvolvido pela vereadora e grupo Amor Azul.

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664