Hoje apresento uma breve entrevista com o ex-jogador de futebol profissional e então Treinador e Professor de Educação Física, Carlos César dos Santos.
César hoje está com 55 anos de idade. É casado há 33 anos com a Laudelina Xavier da Silva Santos, companheira de luta em sua carreira. O casal tem dois filhos: Kayo e Kayne, ambos formados em educação física pelo Instituto Federal e César pela antiga ESEFEM de Muzambinho.
Sua carreira teve início aos 16 anos na equipe do Radium Futebol Clube de Mococa, onde atuou por 4 anos jogando a segunda divisão do Campeonato Paulista. Em seguida, foi emprestado a equipe de Sãojoanense, de São João da Boa Vista/SP, sendo campeão da terceira divisão paulista. Novamente por empréstimo esteve no Rio Claro Futebol Clube, da cidade de Rio Claro/SP, sendo artilheiro do campeonato. Novamente por empréstimo passou pelo Iracemápolis onde foi por dois anos seguidos artilheiro da quinta divisão do campeonato paulista.
Após os empréstimos do Radium Mococa, César obteve então o contrato pelo XV de Piracicaba para disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O clube da cidade de Piracicaba/SP não conseguiu acordo de empréstimo para o Palmeiras e César foi vendido pela equipe de Iracemápolis ao União São João de Araras/SP.
Nesta etapa, a carreira já foi mais meteórica. Atuou por cinco anos na Ferroviária de Araraquara/SP, no Joinville de Santa Catarina, Vila Nova de Goiás e Goiás, que segundo César, foi sua melhor campanha e artilheiro. Voltando para a Ferroviária, jogou depois pela Ponte Preta de Campinas/SP, encerrando a carreira pelo Grêmio de Maringá/PR e passagens pelo futebol da Grécia.
Após a longa carreira, César retorna a Guaranésia, cidade natal, onde monta uma escolinha de Futebol que funcionou por 17 anos e revelou muitos craques, além do belíssimo trabalho social alcançado pelo mesmo. Atualmente é treinador na cidade de Guaxupé, na Prefeitura Municipal da cidade, trabalho que já vem rendendo muitos frutos.
Na foto, com este colunista (de amarelo).
Prof. Bruno Mariano Leite
Diretor de Esportes do Município de Cabo Verde/MG