Parabéns Juruaia! 73 anos em constante evolução

Melhor que evoluir é estar em “constante evolução”. Assim é Juruaia!

 

Há mais de vinte anos venho participando da vida política e econômica de Juruaia, com maior frequência nos últimos anos. Através da cobertura jornalística das reuniões da Câmara e ações da prefeitura. Também atuando como Mestre de Cerimônias em muitas aberturas oficiais da Feira de Lingerie. Mais recentemente, exatamente desde o dia 06 de fevereiro de 2021, sob o comando do programa jornalístico da Rádio Conexão FM 87,9, juntamente com o radialista Rodrigo Luis.

 

Juruaia está em constante ebulição e, consequente, evolução. Um povo que não tem preguiça para o trabalho e nem vergonha para o aprendizado. Acompanho o trabalho da ACIJU – Associação Comercial e Industrial de Juruaia, desde a gestão de Lúcia Iório, passando por João Carlos Boscaro, Irene Lara, Dedel Gonçalves, Tânia Mara Rezende, José Antônio da Silva e agora novamente com Tânia. A entidade, juntamente com a força do empresariado local, é a grande responsável pelo crescimento do município, logicamente com o apoio constante do poder público. Assim, com muitas mãos, está sendo escrita a história que considera a cidade a “Capital da Lingerie!”, destaque nacional e internacional.

 

No campo político, conheci prefeitos como os prefeitos Celso Marques, João da Cruz, Dr. Rubens Lacerda, Alvinho Mariano, Claudeci Araújo e agora o Celsinho, bem como muitos vereadores e lideranças políticas como João Paraná, Carlos Thomaz, Zé da Loja e outros. Executivo e Legislativo que, cada um à sua forma e tempo, colocando um “tijolinho” na construção de um município melhor. Uma política sempre em estado de fervura, efervescente e em inquietação. Isto é bom, mas também ruim.

 

Aliás, o programa jornalístico “X da Conexão”, todos os sábados, das 10 às 12 horas, vem quebrando barreiras e construindo uma nova história. Tem o microfone aberto para todas as correntes políticas, sociais e empresariais do município e região. O objetivo, SEMPRE, é levar a informação com seriedade, sem paixões. É SOMAR ideais para que as soluções sejam encontradas. É ter repercussão sem polêmicas. Neste primeiro ano, o programa recebeu inúmeras autoridades e lideranças políticas do município. Vale uma revelação: algumas lideranças se mostraram resistentes às entrevistas, mas depois saíram demonstrando satisfação. Ou seja, o objetivo do programa foi entendido e a política local vem dando sinais de amadurecimento.

 

Juruaia, minha cidade, uma paixão! Sim, minha cidade, oficialmente desde 18 de dezembro de 2018. Uma honra concedida pelo vereador Ediney Alves Madeira, com o apoio dos demais vereadores. Um título de Cidadão Honorário que carrego no coração e conto aos quatro cantos, tamanha a alegria e orgulho por este reconhecimento.

 

Juruaia, que nasceu São Sebastião da Barra Mansa. Sob as bençãos do santo padroeiro, dois pequenos rios corriam mansamente, talvez com cuidado e zelo para escrever a história. Uma história escrita em verso e prosa, com força, suor e fé. Um povo com sangue correndo nas veias, com o coração pulsando e com a cabeça em constante evolução.

 

Termino agradecendo aos inúmeros amigos que conquistei nesta cidade. E para não errar, ao citar alguns nomes, faço apenas através de dois conterrâneos. Eles que tem a nobre missão de pregar a Palavra de Deus. Meus queridos Pastor Rodolfo Jason e Padre Dione Piza. Até porque sem Deus, nada nasce ou cresce. Se hoje Juruaia é exemplo regional, é porque Deus permitiu.

 

Grande e fraternal abraço a todos!

 

Fotos:

ACIJU

Gshow

Câmara Municipal

Diário do Comércio

Consolide

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Anuncie: (35) 9.9806.5664

 

HISTÓRIA DE JURUAIA

O ano de 1898 foi marcado pelo início de uma história, o começo de um povoado de Barra Mansa. A primeira construção foi à capela dedicada ao Santo Padroeiro, nosso querido São Sebastião, e logo foram surgindo casas ao redor da capela. O nome São Sebastião da Barra Mansa surgiu em homenagem ao padroeiro e também em virtude do encontro de dois pequenos rios na região, que são lentos e mansos.

 

O local foi evoluindo, a economia crescia e o povoado aumentava, até que em 1911 se tornou distrito de Muzambinho. No ano seguinte o distrito teve a sua primeira agência postal, estando no comando a primeira agente a Dona Maria Joaquina de Araújo, e então o distrito cresceu ainda mais.

 

Com todas as mudanças, em 1923 o distrito passa a se chamar Juruaia, que em sua etimologia também tem como significado mansa (juru) e barra (aia). Visto o crescimento do distrito e a fé que os moradores tinham, o Bispo Diocesano de Guaxupé, em 1942, elevou a vila para paróquia e nomeou o padre Dr. Genésio Nogueira Lopes como seu primeiro vigário.

 

Foi em 1948 que a comissão pró-emancipação, após muita dedicação e esforço, conquistaram a emancipação municipal, e finalmente Juruaia se tornaria uma cidade, com todos os seus direitos. Devemos agradecer à toda a equipe patriótica, são eles os Senhores Eduardo Senedese, Pe Dr. Genésio Nogueira Lopes, José Luiz Marcondes Junior, José Senedese, Teófilo Resende, Antonio Tomé de Resende e Deputado Augusto de Figueiredo. Juruaia hoje é um dos maiores pólos produtores de lingerie do país, responsável por cerca de 15% da produção nacional, e com suas potencialidades agrícolas também cresce e movimenta a economia a cada dia.

 

FORMAÇÃO HISTÓRICA DO POVOADO DO MUNICÍPIO DE JURUAIA

O povo que hoje habita a cidade de juruaia e grande parte de seu município, tem como descendentes básicos, portugueses e espanhóis. Sendo que 70% portugueses 20 % espanhóis e 10 % outras nacionalidades incluindo italianos e alemães.

 

Portanto se analisarmos a fundo nossas origens, fatalmente vamos observar que somos mais europeus que nativos.

 

Provavelmente todas as áreas de terras que formam o município de juruaia, foram ocupadas na sua origem antes de 1850, porque antes dessa data as terras que não tinham donos eram apossadas pelo primeiro que chegasse. O município de juruaia não foge a regra da maioria dos municípios que ocupam hoje o sul de Minas Gerais, tendo a exploração do ouro pelos portugueses, nas cidades de ouro preto e mariana, como o fator que proporcionou o surgimento desses povoados, incluindo o povoado que hoje é juruaia.

 

Como o fim do ciclo do ouro em Minas Gerais, por volta de 1790 a 1810, todas as populações que viviam dessa economia se viu forçado a procurar novas terras, e é justamente nessa busca por novas terras que proporcionou que famílias de descendentes de português chegassem até nossa região.

 

HINO DE JURUAIA

Eis aqui minha cidade Foi outrora: Barra Mansa, Juruaia de nobre títulos, Do relógio que não descansa! Das potencialidades naturais, Aconchegada entre as serras, O clima ameno retrata: Rica e abençoada terra!

(Refrão)
Juruaia, abrigo das nascentes, De rios que banham a região, No percurso constante das águas, Está o pulsar do teu coração!

Cachoeiras imponentes encantam, Os sonhos de tua gente embala, Fonte de paz e esperança, Ao ritmo da voz que não cala! Da cozinha mineira, das festas, Partilhando a fé cristã, Juruaia somando crenças, Nova história a cada manhã!

Economia que se expande, Em alternativas diferentes, Suores e culturas mistas, Povo alegre e competente! Edificada por grandes homens, Tornou a cidade modelo, Juruaia: colo aconchegante, Do amor traduzido em zelo!

 

Fonte dos dados históricos: Site da prefeitura