Prefeito Celsinho decreta Felinju como Patrimônio Imaterial de Juruaia

Na última sexta-feira (25/11), o Prefeito Celsinho assinou o Decreto Municipal nº1.443/2021 que “homologa o registro da Felinju como patrimônio imaterial do município”. A Feira de Lingerie de Juruaia é realizada há 24 anos no fim do mês de abril e início do mês de maio.

 

No dia 25 de novembro a empresa de consultoria Triângulo Multiprojetos entregou para o Departamento de Cultura, o dossiê de registro imaterial da Felinju e o mesmo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio. O prefeito, de posse da ata do conselho, editou o decreto de n° 1.443, transformando a Felinju com um patrimônio cultural da cidade.

 

“A Felinju traz para a cidade um enorme desenvolvimento artístico, turístico e econômico, elevando o potencial cultural da cidade, em criatividade e confecção de peças desde sua criação até a comercialização. Quando expomos nosso potencial produtivo, vinculamos a ele nossa história, nossas raízes, nosso conhecimento, nossa crença. A Felinju é a divulgação mais preciosa de nossas riquezas culturais, sendo assim, um patrimônio imaterial de grande importância que merece ser conservado e está registrada como Patrimônio Cultural de Juruaia  pelo Decreto Municipal, n° 1.443 de 25 de Novembro de 2021”, ressalta a supervisora de Cultura de Juruaia, Ozana de Oliveira.

 

Para o prefeito Celsinho, a Felinju é a maior representação da cultura e economia de Juruaia. “É um dos momentos mais importantes para a nossa cidade e que mostra a competência de nosso povo e nossa veia empreendedora”, disse o prefeito.

 

Felinju

A Felinju é um dos maiores eventos de moda íntima do país e, definitivamente, o maior de Minas Gerais, realizado em Juruaia – a Capital da Lingerie.

 

A primeira edição aconteceu em 1998. Na época a Feira contava com desfile de coleções em locais ao ar livre. Na última edicão presencial, 20 mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos (EXPOJU) para visitar os estandes e assistir aos desfiles diários com os lançamentos da coleção outono/inverno.

 

Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, ganhou sua primeira edição totalmente online, sendo pioneira no setor de eventos de moda, conquistando destaque em todo o Brasil e mantendo as vendas por meio dos canais digitais aquecidas. Em 2021, 50 empresas participaram da feira on-line.

 

Além dos desfiles exclusivos e dos estandes especialmente decorados e cheios de novidades do mundo da moda, o evento se une ao Festival Gastronômico Sabores de Juruaia, com muita variedade de comidas típicas e bebidas com shows regionais.

 

A história da Felinju também está sendo registrada em um documentário produzido pelo Departamento de Cultura de Juruaia.

 

Fonte/fotos: ASCOM

Compartilhe essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Imprimir
plugins premium WordPress