Prefeito de Muzambinho confirma 13º salário dos servidores com data definida em dezembro

Folha salarial de dezembro também já tem dia previsto para pagamento dentro do próprio mês

 

Nesta semana, o prefeito Paulo Sérgio Magalhães recebeu a reportagem deste Portal e abordou temas de grande interesse da comunidade local. Entre eles, segurança e ampliação do cemitério, considerando o grave problema de invasão e furtos no local. Também falou sobre obras nas escolas municipais e anunciou boas novas aos servidores públicos municipais.

 

SEGURANÇA NO CEMITÉRIO

A comunidade foi surpreendida nas últimas semanas pelo registro de dois roubos no cemitério local. A falta de segurança no local é um problema que se arrasta há muitos anos. A parte dos fundos conta apenas com uma cerca de arame em estado precário, com livre acesso por parte de criminosos ou por outras pessoas para a prática de atos ilícitos. Até mesmo nas laterais, principalmente ao lado da estrada de terra e do canil existente nas proximidades, a fragilidade na segurança é evidente. Nas ocorrências registradas, os criminosos violaram os túmulos, retirando imagens e vasos de bronze. Um crime contra o patrimônio, mas também uma violência contra a memória e sentimento de centenas de famílias. As autoridades policiais estão agindo e pelo menos um dos autores já foi preso.

 

Questionado a respeito dos fatos, Paulinho Magalhães concordou que o problema é antigo e preocupante. Neste contexto, garantiu que a atual administração está empenhada e buscando soluções. Partes de muros estão caídas há algum tempo, destacando também a falta de iluminação no local.

 

O projeto que deverá ser trabalho visa a construção de muros ao redor de todo o cemitério, implantação de uma ampla iluminação e colocação de câmeras de segurança. O investimento nesta melhoria tem custo estimado bastante elevado. “Queremos resolver o problema do muro já no primeiro semestre do ano que vem”, garantiu. Acredita que será preciso instalar pelo menos cinco câmeras de segurança para proporcionar uma visão total do cemitério.

 

Quanto aos custos para tais providências, o chefe do Executivo revelou que estará buscando o apoio de deputados estaduais e federais. Porém, não sendo possível a curto prazo, a economia gerada nos cofres públicos poderá viabilizar as ações tão necessárias e importantes.

 

NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO

A reportagem também destacou a necessidade de ampliação do cemitério municipal, pensamento compartilhado pelo prefeito. Um estudo deverá identificar a situação atual, inclusive sobre a possibilidade legal de utilização de muitos túmulos abandonados há décadas. Por fim, a administração estará analisando a viabilidade de ampliação do cemitério atual ou buscando a aquisição de uma nova área de terreno para tal finalidade.

 

ALÉM DA NOTÍCIA

Este jornalista esteve no cemitério nesta semana fotografando os locais de maior fragilidade na segurança. Assim, constatou também outro problema que já se tornou público em outras ocasiões e ainda ameaça os túmulos. São muitos rastros e fezes de animais (gado) dentro cemitério. A construção de muros poderá solucionar este problema, pois já foram feitos registros de túmulos danificados pelo trânsito dos animais.

 

13º SALÁRIO GARANTIDO

Paulinho Magalhães anunciou que o pagamento do 13º salário aos servidores públicos municipais faz parte do planejamento financeiro e orçamentário da prefeitura desde o início do atual governo. A expectativa é efetuar o pagamento integral do 13º salário no dia 17 de dezembro deste ano, bem como a folha de pagamento do mês de dezembro no dia 27/12. Segundo ele, atualmente a folha salarial dos servidores gira em torno de R$ 1.9 milhão. A administração tem efetuado o pagamento de férias prêmio, o que acaba aumentando consideravelmente o montante final. O objetivo é colocar esta situação em dia, até mesmo para retomar o equilíbrio da folha salarial.

 

PANDEMIA E O REVEILLON

Nos últimos dias, os números apontaram um leve aumento no número de novos casos positivos da COVID-19 no município. Uma situação que pode ter sido gerada devido ao feriado nacional de 12 de Outubro quando muitas pessoas se reuniram com familiares, muzambinhenses ausentes, sendo que outras também acabaram viajando para praias e cidades turísticas.

 

O prefeito comentou que a situação era bastante tranquila, mas foi registrada uma reviravolta na última semana. “Falar sobre a pandemia é um pouco complicado porque ela nos surpreende a cada dia”, argumentou. Com isso, a administração estará aguardando e analisando a situação nos próximos dias para decidir sobre a realização das festas de final de ano, principalmente quanto ao reveillon. A cidade será iluminada, como ocorre tradicionalmente, mas entende que o momento exige cautela. No aniversário da cidade, em 30 de novembro, alguma programação festiva deverá acontecer. Já quanto ao carnaval do próximo ano, a expectativa é realizar algum tipo de evento, não muito grande.

 

REFORMA E REMODELAÇÃO DAS ESCOLAS

Paulinho Magalhães ainda comentou algumas obras em andamento, com a reforma de quatro escolas municipais e posto de saúde do bairro Alto do Anjo. Além disso, será implantada Sala de Multimídia em todas as escolas do município. Todos os equipamentos já foram adquiridos. A administração também já conquistou, através de emendas de alguns deputados, quadras esportivas que serão construídas nas escolas municipais. Junto ao deputado Arnaldo Silva, o município conquistou recursos para a troca de mobiliário e quadros das escolas. “Estamos tentando remodelar todas as escolas, tanto na parte física, quando ao mobiliário”, falou.

 

ASFALTO EM RUAS

O prefeito informou que no dia 10 de novembro acontece processo de licitação para obras de recapeamento asfáltico em todas as sete ruas do bairro Vila Severo. O investimento será possível graças a recurso viabilizado pelo deputado Aelton Freitas. Também existe uma emenda do deputado Arnaldo Silva, sendo que projeto já foi lançado no sistema do governo, viabilizando o asfaltamento de diversas ruas ainda no primeiro semestre do próximo ano.

 

CLUBE RECREATIVO

O prédio do clube, fechado há muitos anos, já sofreu a queda do telhado no piso superior e também de outras partes da sua estrutura física. A preocupação é grande considerando o período de chuvas. A piso inferior tem proprietário, sendo que a parte superior vive um impasse jurídico. O prefeito informou que a administração firmou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), sendo que o proprietário já executou a sua parte acordada e a prefeitura também já executou a “cinta” da estrutura superior. Uma nova reunião entre as parte e Judiciário deverá acontecer em breve para definir o futuro do Clube Recreativo. O município não pode investir recursos financeiros públicos no local enquanto haver proprietário. “Nos próximos dias deverá ser definida uma solução definitiva para o Clube Recreativo de Muzambinho”, disse.

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Anuncie: (35) 9.9806.5664

 

Fotos:

Amauri Júnior