No início do Século XX já se jogava a famosa “pelada” nos campos improvisados em Guaranésia. O correr dos anos transformou o futebol de Guaranésia num verdadeiro atrativo para os guaranesianos. Em tempos que o campo de Guaranésia era ainda com cercas de madeira lotados com os torcedores procurando uma vaguinha para prestigiar seu time favorito.
Aproximadamente em 1910, Guaranésia já era prestigiada com o time Aliança Futebol Clube que em setembro de 1932 se tornou Guaranésia Futebol Clube. Suas cores vermelho e branco vem colorindo os campos com sua garra e força, levando o nome da cidade sempre ao topo.
Outros grandes times do município que sobressaíram na região foram: Core, Cruzeiro, 7 de Setembro, Os Marianos, dentre outros.
Onde hoje é a Fábrica de Tecidos Santa Margarida era o campo de Guaranésia. Quando começou a construção da Fábrica, os jogos passaram a ser no Campo das Almas, hoje Campo Cruzeiro. Até que o Dr. Alberto construiu o atual campo do Guaranésia ou Estádio Francisco Lopes.
Recentemente o time do Guaranésia Futebol Clube chegou na final de um importante campeonato regional mineiro, a Copa Alterosa de Futebol Amador perdendo para a Seleção de Campo Belo.
Fonte e Fotos: Guaranésia Memórias Museu Virtual
(Via A Voz do Povo – Guaranésia e Região)