Estimativa é de comercializar 600 mil sacas de café com certificação de origem na safra 2024/2025, volume quatro vezes maior que o da safra anterior
A Região do Cerrado Mineiro (RCM) finalizou seu road show pela Itália na terça-feira, 8 de outubro, com um evento na Embaixada do Brasil em Roma, voltado para a indústria de torrefação. A viagem fez parte da campanha “A verdade é rastreável – promovendo o autêntico Cerrado Mineiro”, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a marca e promover o selo de Denominação de Origem (DO) da RCM.
Cerca de 75 participantes, incluindo importadores, torrefadores, cafeterias, influenciadores, jornalistas e profissionais do setor de café, estiveram presentes, representando tanto o governo brasileiro quanto outros países.
O evento contou com apresentações de Vanusia Nogueira, diretora executiva da Organização Internacional do Café (ICO), Andrea Illy, presidente da Illycaffè, Alessandro Bucci, diretor da Illycaffè, e Renato Mosca, embaixador do Brasil. Representando a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, participaram Gláucio de Castro, presidente, e Juliano Tarabal, diretor executivo. A comitiva brasileira destacou a Denominação de Origem dos cafés do Cerrado Mineiro e o trabalho dos produtores para garantir a qualidade e autenticidade do produto.
Na oportunidade, Andrea Illy, presidente da Illycaffè, foi homenageado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado em reconhecimento à parceria de mais de 30 anos entre a empresa e a cafeicultura da RCM. Como parte da homenagem, Andrea recebeu uma placa comemorativa e uma sacaria personalizada com o rosto de Ernesto Illy, fundador da Illycaffè, que iniciou essa colaboração.
Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, ressaltou a importância do evento. “Essa foi a última parada do nosso road show na Itália, um capítulo importante para a história da nossa região. Debatemos sustentabilidade, as normas de produção e o propósito da nossa Denominação de Origem. Estamos focados na estratégia de internacionalização da marca, com a meta de comercializar 600 mil sacas de café com certificação de origem na safra 2024/2025, volume que será quatro vezes mais alto que o registrado na safra anterior. Com o sucesso do road show, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado continua sua missão de expandir o reconhecimento internacional do café produzido na região e fortalecer sua posição no mercado global”, destacou.
Road show pela Itália
O road show, realizado entre 1º e 8 de outubro, passou por Milão, Florença e Roma. A turnê começou em Milão com uma ação especial da Illycaffè para o Dia Internacional do Café, que incluiu uma ativação em uma das estações de metrô mais famosas da cidade, promovendo o café do Cerrado Mineiro com foco na agricultura regenerativa. O primeiro dia também contou com uma sessão de cupping na cafeteria Cafezal Specialty Coffee, oferecendo aos consumidores italianos uma imersão sensorial no café da região. No dia seguinte, outra degustação foi realizada para compradores locais.
Em Florença, no dia 3 de outubro, a comitiva participou de um evento para torrefadores na Ditta Artigianale, uma das principais cafeterias da cidade.
A iniciativa contou com o apoio das cooperativas do sistema Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, além de sete associações: ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá.
Fonte: Serifa Comunicação com Ação
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