Saiba quais são os erros comuns na declaração do IR 2024

A Receita Federal definiu o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024, de 15 de março a 31 de maio. Os contribuintes terão mais de 70 dias para o envio da documentação, entretanto, a atenção é imprescindível para evitar divergências e erros de digitação que podem levar à malha fina.

 

Os erros mais comuns na declaração do IR dizem respeito a omissão de rendimentos, despesas médicas, divergências de valores declarados e informações erradas sobre retenção na fonte. A atenção na digitação e o correto preenchimento dos dados do informe de rendimentos são cruciais para evitar problemas.

 

Outro ponto de atenção é em relação à distinção entre PGBL e VGBL, o lançamento correto do valor do plano de saúde e a precisão na declaração do imposto retido na fonte e carne-leão. Despesas com escola e despesas médicas reembolsadas também demandam atenção específica para evitar erros.

 

A Receita Federal prioriza o pagamento das restituições para quem adota a declaração pré-preenchida, via PIX, reduzindo consideravelmente as chances de cair na malha fina. Esta opção permite o preenchimento automático da declaração com base em informações do ano anterior, diminuindo a possibilidade de erros.

 

Fonte: jornalcontabil.com.br

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664