SELCT – Finais do Campeonato Municipal de Futsal 2023 Muzambinho

Nesta quarta-feira (29), a partir das 19 horas, o Poliesportivo Milton Neves será palco das finais da Série A e B do Campeonato Municipal de Futsal 2023. No primeiro jogo, Juventude e Desocupados E.C. disputam o título da Série B e às 20 horas, o confronto entre Millenium e Rafa Car disputam o título da Série A.

 

A Taça presta justa homenagem a José Octaviano Sales, um aficionado pelo futebol que dedicou-se em desenvolver o esporte em Muzambinho, participou ativamente da história esportiva e até hoje é referenciado por suas iniciativas em Muzambinho.

Destacamos aqui algumas, como a criação das equipes Flamenguinho (Sub-15), Canto do Rio, Associação de Futebol do Comércio e Bandeirantes Futebol Clube, além de ser técnico da seleção de Muzambinho na época. Conseguiu a doação das traves de 1950 do Maracanã, ajudou a gramar e colocar alambrado no campo do Estádio Municipal Prof. Antônio Milhão. Sua história no esporte de Muzambinho se estende por muito mais, deixando um legado imensurável para nós.

 

12ª Rodada – Quarta-feira – 29/11 – Poliesportivo Milton Neves

Série B – 19h – Juventude x Desocupados E.C.

Série A – 20h – Millenium x Rafa Car

Venha torcer por seu time!

 

BIBLIOGRAFIA DE JOSÉ OCTAVIANO SALES

José Octaviano Sales, nasceu em 24/03/1920 em Areado MG, filho de Octaviano Salles e Maria do Carmo Salles. Foi o 2º filho de 11, sendo que era comum na época o avô quando mudava de cidade levava os filhos juntos, inclusive os casados, e seu avô OLAVO JOSINO DE SALLES era diretor de escola estadual e estava exercendo a função em Areado MG, quando José Octaviano Sales nasceu. Aprendeu a profissão de sapateiro e começou a trabalhar com 7 anos de idade. Mudaram para Três Pontas, depois para Nepomuceno, Campos Gerais, Monsenhor Paulo, Carmo da Cachoeira, Lavras, e finalmente radicou-se em Varginha. Em 1944 o prefeito de Muzambinho MESSIAS GOMES DE MELO foi a Varginha para trazer uma indústria de calçados, e na época JOSÉ OCTAVIANO SALES veio junto com mais 65 colegas de profissão, inclusive MILTON NEVES, pai do jornalista Milton Neves Filho. E a fabrica se instalou onde era o Depósito São Judas Tadeu aqui em Muzambinho. Três anos depois a fabrica encerrou as atividades voltando para Varginha e ele radicou-se em Muzambinho abrindo uma sapataria onde hoje é o Cesários Restaurantes.

Sempre foi aficionado do futebol, fundou três times em Muzambinho. O Flamenguinho que era composto por jovens até 15 anos, e sempre rígido na disciplina só deixava treinar quem estivesse frequentando a escola, e deveria levar no final do mês o boletim, que comprovasse que frequentou as aulas todos os dias, e quem trabalhava, uma declaração do patrão de forma a dar disciplina ao jogador.

O Flamenguinho foi um dos melhores times juvenis da região do sul de minas e leste paulista. Depois foi um dos fundadores do Canto do Rio um time do bairro Santa Maria onde fabricavam polvilho. E depois ajudou a fundar a ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO COMÉRCIO junto com o saudoso Gerado Pires, Manoel Alves Teodoro e Americo Lazaro o Nico Pedreiro. Foi técnico da seleção de Muzambinho e junto com o Sr Nilo Bortoloti foi idealizador do Bandeirantes Futebol Clube. Mas seu maior feito foi a solicitação ao presidente da ADEG no Rio de Janeiro Sr Antonio de Oliveira irmão de Dona Alda de Oliveira esposa do Sr. Joaquim Teixeira Neto. E José Octaviano Sales fez o pedido ao prefeito Sr. Joaquim dizendo que ficou sabendo que o Maracanã iria retirar as traves de 1950, e assim foi feito o pedido, sendo que foi prontamente atendido, e o Sr. Pedro Cerávolo Viola cedeu um caminhão para irem buscar as traves no Maracanã, 14 dias de viagem até o Rio de Janeiro em estradas de terra na época. Uma maratona vitoriosa. Jose Octaviano Sales respirava esporte, e sempre foi bairrista, onde usava uma frase: Se eu não fizer algo por Muzambinho, a cidade não poderá fazer nada por mim. Sempre incentivou o esporte, e uma de suas realizações foi atender o pedido do FREI RAFAEL ZEVEN HOVEN no centenário da paróquia de São José de Muzambinho em 1966, e fez um torneio onde participaram COMERCIAL DE RIBEIRÃO PRETO- RIOPARDENSE FUTEBOL CLUBE e ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA CASA BRANCA. A seleção de Muzambinho treinada pelo Sr José Octaviano Sales, venceu o Comercial por 3×1, empatou com a Rio-pardense em 1×1 e venceu Casa Branca por 4×1. A sua luta pelo esporte sempre foi seu objetivo, e na época assumia a responsabilidade de consertar as bolas, sem nada cobrar, foi um dos idealizadores em gramar o estádio Professor Antonio Milhão e o fizeram de madrugadas e nos domingos em um trabalho filantrópico, feito pelo povo em benefício do próprio povo. Também quando substituíram os gradis em volta do campo pelos alambrados através de ajuda do povo, um trabalho inovador na época.

José Octaviano Sales recebeu o titulo de cidadão muzambinhense em 06/06/1995, tem uma rua denominada RUA JOSÉ OCTAVIANO SALES no Jardim Paraíso para eternizar seu nome. E reconhecendo o seu trabalho voluntário para o esporte de Muzambinho, foi criada a COMENDA JOSÉ OCTAVIANO SALES, concedida a quem se destacou no esporte em Muzambinho e no cenário nacional. José Octaviano Sales, participou da criação da Radio Continental com Benedito Dino, o ícone da comunicação e da Rádio Uirapuru que era clandestina no Automóvel Clube de Muzambinho, falando sobre o futebol de nossa cidade e do futebol mineiro, pois ele era fanático pelas coisas de Minas Gerais. Depois participou de outra Rádio a Montanhês do Clube Recreativo de Muzambinho sob o comando de Diógenes Rocha Filho e José Varoni. Um serviço de alto falantes que também era sintonizado nas rádios em pequeno alcance. Fez programas na Radio Rural, enfim foi um esportista de luta e de garra. Deixou seu nome eternizado na história de Muzambinho.

 

Siga a Secretaria Municipal de Esportes (SELCT) nas redes sociais, fique por dentro das novidades esportivas, recreativas, culturais e turísticas de Muzambinho.

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664