Vendas de café chegam a 56% da expectativa de safra

Percentual de vendas é inferior a igual período do ano passado e à média plurianual

 

As vendas de café da safra brasileira 2023/24 chegaram a 56% do total esperado a ser produzido, segundo a Safras & Mercado com dados até o dia 17 de outubro. No mês anterior, a comercialização chegava a 50%. O percentual de vendas é inferior a igual período do ano passado, quando estava em cerca de 60% da safra, e está também abaixo da média plurianual para o período, que é de 59%.

Em números absolutos, foram negociadas 37,24 milhões de sacas de um total esperado de 66,65 milhões de sacas.

Segundo o consultor Gil Barabach, as vendas de café da safra 2023 seguem bastante compassadas e há uma maior linearidade regional no fluxo comercial, embora ainda se perceba uma grande resistência à venda de produtores da Mogiana, Sul de Minas e, principalmente, do Cerrado mineiro.

Já o vendedor de conilon apareceu mais, avalia. “Em linhas gerais, o fluxo de venda continua atrelado à necessidade de caixa, apesar da maior flexibilidade do lado do produtor”, aponta o consultor.

As vendas do café arábica chegaram a 52% da produção, abaixo de igual período do ano passado, quando 58% já havia sido negociado e da média de cinco anos (57%).

“A safra maior colhida esse ano justifica essa performance percentual mais lenta. Além disso, o movimento de acomodação de baixa, depois do tombo recente nos preços, também favorece essa postura mais curta dos vendedores, especialmente os mais capitalizados”, diz Barabach.

“Já as vendas de conilon entraram no chamado piloto automático. A alta do diferencial no porto de Vitória acaba tirando competitividade da descrição no mercado externo. E, lógico, impacta o fluxo de venda, que estava bastante aquecido”, pondera o consultor. Assim, a comercialização de conilon no Brasil alcança 62% da safra 2023, ficando ligeiramente abaixo dos 64% vendidos em igual período do ano passado e dos 63% na média de cinco anos.

 

Por Fernanda Pressinott — São Paulo/Globo Rural

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664