VIDAS NEGRAS IMPORTAM – Homenagem a “Zé Dadinha” é destaque no II Sarau da Consciência Negra em Muzambinho

Na noite de sábado (18), a Escola Estadual Cesário Coimbra, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (SELCT) uniram-se para homenagear e celebrar a cultura afro-brasileira no II Sarau da Consciência Negra: Vidas Negras Importam. Realizado no coração do bairro Brejo Alegre, reconhecido como Quilombo dos Palmares, o evento foi realizado no Centro Comunitário e liderado pelas professoras Camila Fernandes, Maria Messias, Laís Navarro, Denise Martins e Cleide Evangelista.

 

José Benedito da Silva, mais conhecido como “Zé Dadinha”, foi o destaque da noite, recebendo uma merecida homenagem por sua contribuição significativa à cultura local. Nascido em 20 de julho de 1952, Zé Dadinha é um músico muzambinhense cuja vida foi integralmente construída no bairro Brejo Alegre. Seu talento no samba, tocando soto e tarol, tornou-se admirado pelos músicos de toda a cidade. Ao longo de sua trajetória, Zé Dadinha animou diversos carnavais em Muzambinho e região, além de ter tocado um convite do grupo musical Pop Som em cidades como Nova Resende, Pratápolis e Pouso Alegre. Descrito por amigos como uma figura querida tranquila e alegre, Zé Dadinha conquistou o coração da juventude local.

 

A homenagem a Zé Dadinha foi o ponto alto da noite, confirmando não apenas sua contribuição à música, mas também sua importância na identidade cultural do bairro Brejo Alegre.

Alem das apresentações sobre a temática realizadas pelos estudantes da escola, como poemas, encenações, músicas e danças, havia uma exposição de pinturas, instrumentos confeccionados por materiais reutilizáveis e fotografias que homenagearam pessoas negras da nossa cidade. Trabalhos confeccionados nas aulas de Arte, proporcionando uma experiência imersiva na cultura afro-brasileira.

Além da Exposição da Escola, o Museu Municipal “Francisco Leonardo Cerávolo”, coordenado por Giovanni Arantes, exibiu um acerto sobre Afromineiridade.

 O evento encerrou com uma apresentação de Capoeira do Grupo União das Raízes, reforçando a importância da representatividade, símbolo de combate e resistência.

O II Sarau da Consciência Negra foi mais do que uma celebração cultural; foi um compromisso coletivo com a valorização da diversidade e a compreensão da importância da Consciência Negra. O evento marcou não apenas uma noite enriquecedora, mas um marco na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

 

A Escola Estadual Cesário Coimbra agradece à Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Muzambinho, à Diretoria do Centro Comunitário Brejo Alegre, ao Festival da Inovação e Cultura Empreendedora do Instituto Federal de Muzambinho , ao Lar São Vicente de Paula, ao Músico Robertinho e ao Jornalista, Compositor e Intérprete Pedro Henrique Varoni pelo apoio nesse processo educativo.

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664