Divulgada lista dos classificados para a próxima etapa do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Passaram para a segunda fase 264 amostras, que alcançaram pelo menos 85 pontos, na metodologia da Associação de Cafés Especiais

 

Promovido pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), o 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chega à segunda etapa de análises sensoriais, com seleção de 264 amostras que atingiram, no mínimo, 85 pontos, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), entidade internacional de referência no setor. As duas regiões maiores produtoras de café do estado, Matas e Sul de Minas, se destacaram também na qualidade, com 132 e 80 amostras, respectivamente, classificadas para a próxima etapa.

 

Na primeira fase de provas sensoriais, a comissão julgadora provou mais de 12 mil xícaras, de 847 amostras previamente selecionadas na avaliação física dos grãos. Desse total, 706 amostras atingiram mais de 80 pontos, sendo, portanto, consideradas cafés especiais, pela metodologia da SCA.

 

Coordenador estadual da Emater, Willem de Araújo destaca a importância dessa marca. “O desempenho mostra a consolidação de Minas Gerais como a maior região produtora de cafés de alta qualidade do mundo. Essa pontuação elevada se reflete na agregação de valor do produto, pois os cafeicultores poderão comercializar cafés com valores superiores aos dos cafés comuns, negociados como commodity”.

 

Prazo para reamostragem

Os 264 cafés classificados serão reamostrados pelos produtores, na quantidade de três quilos cada, de acordo com as normas do edital do concurso, e deverão ser entregues nos escritórios da Emater-MG impreterivelmente até 27/10. 

 

Em novembro, essas amostras serão submetidas a uma nova prova de xícara, por oito provadores, especialmente contratados para este fim. Nestas provas, são avaliadas características como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos e doçura, entre outros aspectos sensoriais da bebida.

 

O 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.563 inscrições, nas categorias natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado. 

 

A competição, promovida pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), tem apoio da Universidade Federal de Lavras e patrocínio do Sicoob Crediminas. O encerramento do concurso será em dezembro, com a divulgação dos vencedores.

 

Fonte: Agência Minas

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664

Compartilhe essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Imprimir
plugins premium WordPress