PROJETO SIM CIMOG – Produtores da região receberam Certificação

O PROJETO SIM CIMOG, certifica produtos de origem animal, (na região do CIMOG, Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana), permitindo sua comercialização na área de abrangência do consórcio.

 

A zona rural da região do CIMOG possui vários estabelecimentos agroindustriais sendo a maioria oriundos da agricultura familiar, sendo estes pequenos empreendedores.

 

Os mesmos apresentam uma considerável produção de alimentos que abastecem toda a região, garantindo assim a geração da renda familiar destes produtores e a geração de empregos.

 

O Serviço de Inspeção visa resguardar o direito do consumidor ao acesso a alimentos de qualidade, isentos de perigos, sejam eles químicos, físicos e microbiológicos, através do acompanhamento e instrução da produção de produtos de origem animal, sendo estes os de maior risco a saúde da população.

 

O projeto SIM REGIONAL CIMOG AMOG objetiva a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos produzidos em nossa região, garantindo assim a integridade da saúde de nossos cidadãos – questão relevante de saúde pública.

 

O Sistema de Inspeção tem por objetivo certificar com selo de qualidade aqueles produtos que forem previamente inspecionados e ao mesmo tempo incentivar os produtores rurais a saírem da clandestinidade, alavancando seu desenvolvimento, pois legalizados terão seus mercados expandidos, podendo comercializar seus produtos no mercado formal e até mesmo mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que adquire cerca de 30% dos alimentos da agroindústria familiar.

 

Os produtos com o SELO SIM CIMOG podem ser comercializados em todos os municípios associados ao CIMOG / AMOG: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogí, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União.

 

O programa de serviço de inspeção consorciado CIMOG / AMOG, iniciou o processo de formalização junto ao SISBI, que permitirá no futuro, que produtos que se adequarem as exigências comercializem em todo território nacional.

 

Ressaltamos ainda, que os pequenos produtores agroindustriais, não possuem custo de adesão ou taxa de manutenção para conseguirem o SELO SIM REGIONAL CIMOG.

A implantação do selo de inspeção regional junto ao CIMOG/AMOG, teve apoio do SEBRAE-MG, através da consultoria da Dra. Viviane Macedo.

 

CERTIFICAÇÃO

Na terça-feira (17), na sede da AMOG/CIMOG, em Guaxupé, receberam a Certificação os seguintes produtores:

 

DE CABO VERDE:

– João Paulo da Costa – Queijos da Rô 026.

– Luiz Ornelas Santana – Santanna Linguiças Artesanais 027.

– Elzo Weslley A. Franco- Pesqueiro Água Viva 030.

– Geraldo Prado – GEPS Piscicultura 031.

 

DE MONTE BELO

– Gustavo Ezequias – Laticínios Sabor do Campo, 005.

– Alessandra Grizante Alves – Ovos Tormenta tipo caipira 022.

– Olímpio Vieira dos Santos, Laticínio Monte Belo 028.

– Erika Barten Mariano Benjamin, Defumados Juréia 029.

 

DE GUAXUPÉ

– Emerson Dias – Morro Agudo Distribuidora de Carnes 024.

 

DE NOVA RESENDE

– Claudia Heluani S. Antunes – Granja Heluany, Ovos Caipira São João 025

 

DE MUZAMBINHO

– Osmar de Lima Marques – Laticínio Macaúbas 010.

– Evandro Faria Miranda- Iogurte da Iza 012.

– Sávio dos Reis Dutra – Produtos de abelhas 018.

 

Fotos: Reinaldo Carvalho

Colaborou: Marco Godoy (Secretário Executivo da AMOG/CIMOG)

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664