FGTS Digital transforma a gestão: O que você precisa saber

O FGTS Digital está prestes a revolucionar a realidade dos profissionais da contabilidade. Após o término do período de testes, o portal entrará em produção em 1º de março. De acordo com a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a inovação trará uma série de facilidades e melhorias, representando uma mudança significativa de paradigmas.

 

Durante os testes, foi possível simular, de forma rápida, guias personalizadas, recolhimentos em atraso de um ou mais trabalhadores, e preparar ações para calcular a indenização compensatória (multa de 40%), por meio da funcionalidade “Histórico de Remuneração para Fins Rescisórios”.

 

O FGTS Digital possibilitará a geração de guias de mais de uma competência em um único documento, emissão de guias parciais, recolhimento de valor complementar por trabalhador sem a necessidade de recomposição total do arquivo, e processos como restituição, compensação e parcelamento de forma totalmente digital.

Para os profissionais contábeis, o primeiro passo será compreender o funcionamento do portal, incluindo a utilização da opção “Simular Pagamento” após a geração das guias, garantindo uma visão abrangente do processo. Os dados dos trabalhadores serão recebidos a partir do eSocial e dos eventos S-1200, S-2299 e S-2399, independentemente do fechamento do eSocial.

 

Com a entrada em vigor do FGTS Digital, a data de recolhimento mensal do fundo passará para o dia 20 do mês seguinte à competência, com pagamento exclusivo via Pix. O atraso no pagamento não acarretará novas penalidades, mas o bloqueio do Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) será mais ágil.

 

Além disso, a gestão do FGTS ficará a cargo da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) no Ministério do Trabalho (MTE), agilizando a fiscalização, sem depender da Caixa Econômica Federal (CEF) para fornecer dados sobre os inadimplentes. O recolhimento e a alteração do FGTS de períodos anteriores ao FGTS Digital ocorrerão via GFIP/SEFIP e pelo sistema Conectividade Social da CEF.

 

Fonte: terra.com.br

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664