Manhuaçu sediou o 8° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas

MANHUAÇU (MG) – Manhuaçu sediou o 8° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. Com a participação de produtores e empreendedores do setor, o evento teve dois dias de atividades realizadas na sede da AABB e no Castelo do Café, visando fomentar a cafeicultura regional e criar conexões entre o mercado e os agricultores.

Promovido pelo Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas, o encontro começou na quarta-feira, dia 30/11, com palestras sobre a produção de cafés de qualidade e informações sobre mercado e comercialização.

O professor Flávio Borém abriu o painel com o tema Produção de cafés especiais nas Matas de Minas. Uma mesa redonda debateu a importância das Indicações Geográficas para valorizar os produtos de origem com participação de representantes do Socol de Venda Nova do Imigrante, do Cacau do Espírito Santo e do Café das Matas de Minas.

Durante a tarde, o cofundador da Farmiy Lucas Faria, o fundador do Projeto Jairo Soares, Inácio Soares, e o professor Elder Stroppa, do IF Sudeste MG, debateram a comercialização. O supervisor do Educampo Café, Josias do Amaral, apresentou as ferramentas de gestão para as propriedades cafeeiras.

 

EMBAIXADORES

Uma novidade foi a formação dos embaixadores das Matas de Minas. As lideranças foram capacitadas no evento para serem multiplicadoras de conhecimento e representarem os cafés produzidos nessa região. “A ideia é que essas pessoas incentivem os demais produtores a integrar o desenvolvimento coletivo e utilizar o selo da Região das Matas de Minas”, explica o analista do Sebrae Minas Jean Costa.

“Esse evento conecta não só os nossos produtores, mas também vários outros profissionais da cadeia do café, que é muito grande. A formação dos embaixadores vem complementar esse trabalho de mais de dez anos com a delimitação da área e as características dos 64 municípios da Região das Matas de Minas. Precisamos ter pessoas em todos os municípios para que esse sentimento de pertencimento também cresça, chame mais pessoas e ganhe mais reconhecimento com nossos cafés de qualidade”, analisa o presidente do Conselho das Matas de Minas Sérgio Cotrim D´Alessandro.

O primeiro dia do evento foi encerrado com uma competição de baristas. A final foi realizada no palco principal com vitória de Gean Felipe de Melo na Copa Barista das Matas de Minas. A edição Koar foi coordenada por Kahina Hott e teve como segundo colocado Fabiano Diniz e terceiro Oscar Dutra Rocha.

O segundo dia foi concentrado no Castelo do Café. O Sebrae e o Conselho das Matas de Minas reuniram produtores, torrefadores, traders e representantes de cafeterias para uma agenda de relacionamento.

Carlos Henrique Cruz – Portal Caparaó

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: amaurijunioruela@gmail.com

Site: www.amaurijrnews.com.br

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664