Profissionais passaram a tarde prestando atendimento e treinando em praça pública para a recuperação da COVID
O Conselho de Fisioterapia de Minas Gerais está percorrendo o estado com o projeto Minas Supera. Uma orientação para os profissionais de fisioterapia e pacientes que tiveram COVID.
“Estamos percorrendo as cidades com metodologia e orientações para a recuperação destes pacientes”, explica Hugo Pereira Goretti, conselheiro do CREFITO que esteve em Muzambinho.
Para Renato Souza, diretor do IFSULDEMINAS CAMPUS Muzambinho, “é mais uma oportunidade de estarmos aprendendo como profissionais e oferecendo a população do município uma ação de cuidados com a saúde. Aqui fizemos os testes rápidos para quem quis saber se estava com anticorpos para a COVID. Com os profissionais do curso de educação física e enfermagem juntos trouxemos para a praça, ao ar livre o conhecimento acadêmico para aliviar sintomas e orientar na recuperação do pós COVID. Essa atividade faz parte da atuação dos profissionais que estão atuando no Centro de Reabilitação Pós-COVID-19, localizado nas dependências do Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde”, falou Renato que é fisioterapeuta também.
Para o prefeito Paulinho Magalhães “foi uma oportunidade única para nossa população e para os nossos profissionais que puderam conhecer as técnicas desenvolvidas especificamente para cada uma das necessidades dos pacientes em recuperação. Ter o profissionalismo do IFSULDEMINAS aliando ao conhecimento especifico dos fisioterapeutas do Crefito traz ainda mais conforto e saúde aos nossos munícipes”, disse.
O programa oferece capacitação técnica para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e avaliação gratuita de sequelas pós-covid para população.
Colaborou: Valéria Vilela