No sábado (28), aconteceu na Câmara Municipal de Muzambinho a solenidade de encerramento da Semana Municipal de Proteção Animal, de acordo com a Lei Municipal Nº.: 3.564 de 03 de abril de 2023, “que dispõe sobre a instituição da Semana de Proteção Animal e dá outras providências, no município de Muzambinho”. A lei é de autoria da vereadora Jacqueline Krauss.
As ações tiveram início no dia 23 de outubro, na Tribuna Livre da Câmara com a presença da protetora Lupinha. Nos dias 24, 25 e 26, foram desenvolvidas ações de conscientização nas Escolas Municipais em parceria com a Secretaria de Educação, Prefeitura e InovaVET Jr – Educação Infantil I e II (zona rural e urbana). No dia 27, pitstop em parceira com a Polícia Militar e Secretaria de Saúde, na Av. Dr. Américo Luz.
Foi uma semana intensa de atividades relacionadas ao tema de abandono e maus-tratos, através de palestras, depoimentos, debates, conscientização, prevenção e sensibilização a fim de:
– Diminuir o número de animais de ruas, mostrando a importância da posse consciente e ampliação de debates sobre o tema, contanto com a participação de ONGs e veterinários;
– Incentivar a divulgação de materiais que alertem sobre os problemas decorrentes do abandono, a importância da participação popular junto às ONGs na conscientização do bem-estar animal.
– Demonstrar, através de palestras, os problemas de saúde pública que decorrem da não vacinação dos animais. Entre outras ações.
ENCONTRO REGIONAL
Por fim, no encerramento da importante semana, aconteceu o 1º Encontro da região da AMOG sobre a Causa Animal – Controle Populacional de Cães e Gatos, através de políticas públicas.
O encontro teve por objetivo a reflexão e o debate em torno da causa animal a nível regional e também a troca de experiências entre os municípios presentes.
Logo no início, a professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS, Géorgia Modé Magalhães, ministro palestra sobre Controle Populacional de cães e gatos através de políticas públicas.
Em seguida, foi feita a apresentação dos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Animais. O conselho foi criado a partir da Lei 3.654 de 6 de setembro de 2022, de autoria da vereadora Jacqueline Krauss. E a nomeação dos membros através da Portaria 240 de 11 de setembro de 2023. A presidente do Conselho, a protetora Lupinha, fez uso da palavra.
REPRESENTAÇÃO
O encontro contou com expressiva representatividade. A vereadora Jacqueline Krauss, liderança inconteste da defesa animal, recepcionou todos os participantes, com destaque para o prefeito Paulo Magalhães, vice Heloísa, vereadores de Muzambinho e cidades da AMOG. Também participaram autoridades e protetores de cidades como Arceburgo, São Pedro da União, Muzambinho, Cabo Verde, Nova Resende, Guaxupé e Conceição da Aparecida.
AMAURI JR NEWS
Notícias à toda hora!
Email: amaurijunioruela@gmail.com
Site: www.amaurijrnews.com.br
Facebook: Amauri Júnior
Instagram: amauri_juniormg
Tik Tok: amaurijunior_news
Grupos de WhatsApp
Anuncie: (35) 9.9806.5664